A escultura do artista construtivista Amílcar de Castro é
representativa da arte contemporânea brasileira e tem o
traço estrutural marcado por elementos como
Um relacionamento de grupo saudável exige um número de indivíduos trabalhando interdependentemente para completar um projeto, com total participação individual e contribuição pessoal. Se uma pessoa domina, os outros membros têm pouco crescimento ou prazer na atividade, não existe um verdadeiro relacionamento no grupo. O teatro é uma atividade artística que exige o talento e a energia de muitas pessoas — desde a primeira ideia de uma peça ou cena até o último eco de aplauso. Sem esta interação não há lugar para o ator individualmente, pois sem o funcionamento do grupo, para quem iria ele representar, que materiais usaria e que efeitos poderia produzir? O aluno-ator deve aprender que "como atuar", assim como no jogo, está intrinsecamente ligado a todas as outras pessoas na complexidade da forma da arte. O teatro improvisacional requer relacionamento de grupo muito intenso, pois é a partir do acordo e da atuação em grupo que emerge o material para as cenas e peças.
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008
Com base no texto, as diferenças e similaridades dos atores são aceitas no teatro de improvisação quando
A obra do artista plástico Leonilson (1953-1993) marca
presença no panorama da arte brasileira e internacional.
Nessa obra, ele utilizou a habilidade técnica do bordado
manual para
O rap constitui-se em uma expressão artística por meio da qual os MCs relatam poeticamente a condição social em que vivem e retratam suas experiências cotidianas. SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008. O "relato poético" é uma característica fundamental desse gênero musical, em que o
Na exposição "A Artista Está Presente ", no MoMA,
em Nova Iorque, a performer Marina Abramovic fez uma
retrospectiva de sua carreira. No meio desta, protagonizou
uma performance marcante. Em 2010, de 14 de março a
31 de maio, seis dias por semana, num total de 736 horas,
ela repetia a mesma postura. Sentada numa sala, recebia
os visitantes, um a um, e trocava com cada um deles um
longo olhar sem palavras. Ao redor, o público assistia a
essas cenas recorrentes.
ZANIN, L. Marina Abramovic, ou a força do olhar. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br.
Acesso em: 4 nov. 2013
O texto apresenta uma obra da artista Marina Abramovic,
cuja performance se alinha a tendências contemporâneas
e se caracteriza pela
Considerando a intencionalidade do artista, mencionada
no Texto II, e a ruptura da arte no século XX com o
parâmetro acadêmico, a obra apresentada trata do(a)
O trecho do rap e o grafite evidenciam o papel social das manifestações artísticas e provocam a
Os mesmos objetivos que a teatróloga Spolin propõe para o espetáculo são válidos em cada momento durante o processo de aprendizagem, onde o teatro, enquanto manifestação viva e espontãnea, deve estar presente em todos os momentos. Da mesma forma como a plateia de espectadores é normalmente pouco estimulada por emoções que pertencem ao passado, o jogador no palco não explora a si mesmo (suas emoções) através de um processo de identificação subjetivo, mas atua em função do momento presente.
KOUDELA, I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006
O jogo teatral permite a liberdade de ação e o estabelecimento de contato com o ambiente e a ação espontãnea se desenvolve de forma a
Floresta tropical, Rio de Janeiro, Brasil. Em meio às árvores, os pássaros gorjeiam, oh!, alegremente. De repente, uma batucada daquelas bem brasileira. Aí, tucanos, garças, canários e araras e outras aves enlouqueceram numa coreografia tipo "a cara do Brasil". A imagem é cortesia de Rio, animação de Carlos Saldanha. Ao fundo, Real in Rio — na versão brazuca, Favo de Mel —, música de Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, letra da americana Siedah Garrett, e esperança brasileira na cerimônia de entrega do Oscar 2012. Com trechos como "Nós somos os melhores no ritmo/ é por isso que amamos o Carnaval/ a mágica pode acontecer de verdade no Rio/ tudo é selvagem e livre/ não se sinta sozinho porque aqui é a nossa casa", Brown, Mendes e Garrett vendem o eterno clichê de samba-suor-futebol desta terra tropical. CHARLSON, F.; LOS/kC), G. Um sonho bem brasileiro. Jornal de Brasília, 26 fev. 2012 (adaptado).
A música Real in Rio, de Brown, Mendes e Garrett, que integra a animação Rio, foi composta para
Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com a prisão de seus dois lideres, o tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda na musica popular brasileira. A partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto musical de exportação de nível internacional prometido pelos baianos com a “retomada da linha evolutória” institui-se nos meios de comunicação e na industria do lazer uma nova era musical.
TINHORAO. K. R. Pequeno historia da musica popular: da modinha ao tropicalismo
São Paulo: art, 1986(adptado)
A nova era musical mencionada no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira. Esse gênero esta representado pela obra cujo trecho da letra é:
O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kucznskiego usa sua arte para
Nas últimas décadas, a ruptura, o efêmero, o descartável
incorporam–se cada vez mais ao fazer artístico, em
consonância com a pós–modernidade. No detalhe da obra
Bastidores, percebe–se a
A revolução estética brasiliense empurrou os
designers de móveis dos anos 1950 e início dos 60 para
o novo. Induzidos a abandonar o gosto rebuscado pelo
colonial, a trocar Ouro Preto por Brasília, eles criaram
um mobiliário contemporâneo que ainda hoje vemos nas
lojas e nas salas de espera de consultórios e escritórios.
Colada no uso de madeiras nobres, como o jacarandá e
a peroba, e em materiais de revestimento como o couro e
a palhinha, desenvolveu–se uma tendência feita de linhas
retas e curvas suaves, nos moldes da capital no Cerrado.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 29 jul. 2010 (adaptado).
A reportagem e a fotografia apresentam os móveis
elaborados pelo artista Sérgio Rodrigues, com um estilo
que norteou o pensamento de uma geração, desafiando
a arte a
A contemporaneidade identificada na perfomace/ instalação do artista mineiro Paulo Nazareth reside principalmente na forma como ele
O cartum faz uma critica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a