A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas
organizações, julgue os itens subsequentes
O treinamento visa fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem.
Algumas empresas têm aspectos culturais que possibilitam o incentivo ao aprendizado organizacional; outras dificultam esse aprendizado.
Constitui-se em um aspecto dominante na empresa que facilita o aprendizado organizacional
Após vencer os obstáculos do processo seletivo, os
candidatos são admitidos na organização e se tornam os
novos membros desta. A Gestão de Pessoas, no atual
contexto organizacional, não abre mão de integrar e
socializar o novo funcionário. A esse respeito, analise as
assertivas abaixo.
I. Um dos objetivos da socialização é garantir que
comportamentos, práticas e filosofias do novo
integrante da empresa sejam mantidos, respeitandoos
mesmo que esses sejam impróprios e
indesejados no novo contexto.
II. Na socialização, a organização espera que o novo
colaborador renuncie a certo grau de sua liberdade
de ação para poder seguir os preceitos internos.
III. Na socialização, é enfatizado que, nos primeiros
meses na organização, o novo empregado receba
as influências naturais que a empresa exercerá, pois
ela intenciona proporcionar meios de satisfação no
trabalho e, para tanto, é necessário que seja um
processo, pelo menos nesse começo, de “mão
única”; da empresa para o empregado.
IV. O contrato psicológico, que não está presente no
processo de socialização, é um contrato explícito e
formal entre funcionário e empresa, em que ambas
as partes se comprometem, por cláusulas, a cumprir
com as obrigações.
É correto o que se afirma em
Organizações de aprendizagem são as organizações cujos membros estão continuamente a reforçar a sua capacidade de criar o seu futuro. Assinale a alternativa que não apresenta característica das organizações de aprendizagem.
Você foi contratado(a) como Consultor(a) para avaliar a situação da Escola Ordem e Progresso que está atravessando momentos difíceis na sua gestão. Depois de conversar com Direção, professores e funcionários, você obteve as seguintes informações: falta de verba para comprar material didático-pedagógico; corpo docente apático e desmotivado; quadro de apoio insuficiente; processo ensino-aprendizagem ultrapassado; manutenção precária do prédio e das instalações; baixo grau de informatização; biblioteca pobre qualitativa e quantitativamente; e péssima relação com a comunidade. Tais fatores constituem-se num verdadeiro ponto de estrangulamento à viabilização da proposta pedagógica implicando o baixo índice de aprendizado. Na verdade, a escola ainda consegue sobreviver graças à dedicação de alguns dos professores e funcionários que agora estão empenhados em mudar, mas eles não sabem como fazer. Com base nas informações levantadas, a Diretora solicitou que você identificasse o problema principal da escola para depois ser analisado e, de forma participativa, adotaremse as medidas necessárias para sua solução.
Qual a alternativa que melhor indica o problema que a Escola Ordem e Progresso tem?
As organizações não têm como objetivo a improvisação, nem tampouco deixam processos ao acaso. Elas possuem padrões, sistemas, normas, regulamentos, equipamentos e pessoas para transformar matérias–primas em produtos acabados ou em prestação de serviços. Os processos de aplicar pessoas, ou seja, de orientação, desenho organizacional e de cargos e avaliação de desempenho humano sofrem inúmeras variações entre as empresas. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
A Metodologia ROI (Retorno sobre Investimento) é um processo abrangente e completo de mensuração e avaliação de dados. O processo engloba uma sistemática passo–a–passo para a avaliação de resultados. A sequência correta destes passos está expressa na alternativa:
A seguir encontra-se descrito um conjunto de práticas para construir a capacidade de aprendizagem nas organizações. A aprendizagem organizacional é feita a partir das cinco disciplinas capazes de fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para a mudança e a renovação contínuas. As disciplinas para a organização de aprendizagem são as seguintes, exceto:
As carreiras paralelas múltiplas oferecem vantagens tanto
para as organizações quanto para seus colaboradores.
Mas, para que elas alcancem seus objetivos é imprescindível
que
Considerando o conhecimento tácito na aprendizagem organizacional, analise.
I. É um conhecimento proveniente da racionalidade.
II. É um conhecimento sequencial.
III. Pode ser transmitido de uma forma não estruturada.
IV. É um conhecimento com base na teoria.
Está correto somente o que se afirma em
Competências profissionais representam combinações
sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes (CH(A),
evidenciadas pelo desempenho profissional, no âmbito de
detemIinado contexto ou estratégia organizacional. Cada mlla
das dimensões do CHA diz respeito a mil tipo de aprendizagem
e pode utilizar diferentes estratégias de desenvolvimento, como
as descritas no quadro a seguir.
Considerando essas infonnações, a alternativa que contém
a correta associação das dimensões do CHA com o tipo de
aprendizagem e o tipo de estratégia de desenvolvimento é:
As organizações de aprendizagem compreendem organizações que se encontram em constante aprendizagem e o seu desenvolvimento ocorre à medida que seus colaboradores adquirem novos conhecimentos. Nessas organizações ocorre um fenômeno denominado tensão criativa que é considerada o motor da inovação nas organizações. Em relação à tensão criativa, assinale a alternativa que corresponde a uma de suas características.
A transferência da aprendizagem em contextos organizacionais ocorre entre os múltiplos níveis das organizações, tanto no sentido vertical (de cima para baixo e vice-versa) quanto no horizontal
A diretoria de RH de uma empresa de administração patrimonial está monitorando indicadores relacionados à aprendizagem organizacional de forma a ajustar suas estratégias de treinamento e desenvolvimento (T&D). O gráfico abaixo mostra como as ações de T&D permitiram gerar conhecimento na organização a partir das estratégias pensadas por Nonaka e Takeushi.
Qual deve ser a recomendação do departamento de RH no sentido de maximizar a transformação de conhecimento tácito em conhecimento explícito?
Considerando o conhecimento tácito na aprendizagem organizacional, analise.
I. É um conhecimento proveniente da racionalidade.
II. É um conhecimento sequencial.
III. Pode ser transmitido de uma forma não estruturada.
IV. É um conhecimento com base na teoria.
Está correto somente o que se afirma em