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A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas

organizações, julgue os itens subsequentes

O treinamento visa fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem.

Algumas empresas têm aspectos culturais que possibilitam o incentivo ao aprendizado organizacional; outras dificultam esse aprendizado.

Constitui-se em um aspecto dominante na empresa que facilita o aprendizado organizacional

Após vencer os obstáculos do processo seletivo, os candidatos são admitidos na organização e se tornam os novos membros desta. A Gestão de Pessoas, no atual contexto organizacional, não abre mão de integrar e socializar o novo funcionário. A esse respeito, analise as assertivas abaixo.

I. Um dos objetivos da socialização é garantir que comportamentos, práticas e filosofias do novo integrante da empresa sejam mantidos, respeitandoos mesmo que esses sejam impróprios e indesejados no novo contexto.
II. Na socialização, a organização espera que o novo colaborador renuncie a certo grau de sua liberdade de ação para poder seguir os preceitos internos.
III. Na socialização, é enfatizado que, nos primeiros meses na organização, o novo empregado receba as influências naturais que a empresa exercerá, pois ela intenciona proporcionar meios de satisfação no trabalho e, para tanto, é necessário que seja um processo, pelo menos nesse começo, de “mão única”; da empresa para o empregado.
IV. O contrato psicológico, que não está presente no processo de socialização, é um contrato explícito e formal entre funcionário e empresa, em que ambas as partes se comprometem, por cláusulas, a cumprir com as obrigações.

É correto o que se afirma em

Organizações de aprendizagem são as organizações cujos membros estão continuamente a reforçar a sua capacidade de criar o seu futuro. Assinale a alternativa que não apresenta característica das organizações de aprendizagem.

Você foi contratado(a) como Consultor(a) para avaliar a situação da Escola Ordem e Progresso que está atravessando momentos difíceis na sua gestão. Depois de conversar com Direção, professores e funcionários, você obteve as seguintes informações: falta de verba para comprar material didático-pedagógico; corpo docente apático e desmotivado; quadro de apoio insuficiente; processo ensino-aprendizagem ultrapassado; manutenção precária do prédio e das instalações; baixo grau de informatização; biblioteca pobre qualitativa e quantitativamente; e péssima relação com a comunidade. Tais fatores constituem-se num verdadeiro ponto de estrangulamento à viabilização da proposta pedagógica implicando o baixo índice de aprendizado. Na verdade, a escola ainda consegue sobreviver graças à dedicação de alguns dos professores e funcionários que agora estão empenhados em mudar, mas eles não sabem como fazer. Com base nas informações levantadas, a Diretora solicitou que você identificasse o problema principal da escola para depois ser analisado e, de forma participativa, adotaremse as medidas necessárias para sua solução.

Qual a alternativa que melhor indica o problema que a Escola Ordem e Progresso tem?

As organizações não têm como objetivo a improvisação, nem tampouco deixam processos ao acaso. Elas possuem padrões, sistemas, normas, regulamentos, equipamentos e pessoas para transformar matérias–primas em produtos acabados ou em prestação de serviços. Os processos de aplicar pessoas, ou seja, de orientação, desenho organizacional e de cargos e avaliação de desempenho humano sofrem inúmeras variações entre as empresas. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

A Metodologia ROI (Retorno sobre Investimento) é um processo abrangente e completo de mensuração e avaliação de dados. O processo engloba uma sistemática passo–a–passo para a avaliação de resultados. A sequência correta destes passos está expressa na alternativa:

A seguir encontra-se descrito um conjunto de práticas para construir a capacidade de aprendizagem nas organizações. A aprendizagem organizacional é feita a partir das cinco disciplinas capazes de fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para a mudança e a renovação contínuas. As disciplinas para a organização de aprendizagem são as seguintes, exceto:

As carreiras paralelas múltiplas oferecem vantagens tanto para as organizações quanto para seus colaboradores.
Mas, para que elas alcancem seus objetivos é imprescindível que

Considerando o conhecimento tácito na aprendizagem organizacional, analise.

I. É um conhecimento proveniente da racionalidade.

II. É um conhecimento sequencial.

III. Pode ser transmitido de uma forma não estruturada.

IV. É um conhecimento com base na teoria.

Está correto somente o que se afirma em

Competências profissionais representam combinações

sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes (CH(A),

evidenciadas pelo desempenho profissional, no âmbito de

detemIinado contexto ou estratégia organizacional. Cada mlla

das dimensões do CHA diz respeito a mil tipo de aprendizagem

e pode utilizar diferentes estratégias de desenvolvimento, como

as descritas no quadro a seguir.


Considerando essas infonnações, a alternativa que contém

a correta associação das dimensões do CHA com o tipo de

aprendizagem e o tipo de estratégia de desenvolvimento é:


As organizações de  aprendizagem  compreendem organizações  que  se  encontram  em  constante  aprendizagem  e  o  seu  desenvolvimento  ocorre  à  medida  que  seus  colaboradores  adquirem  novos  conhecimentos.  Nessas  organizações  ocorre  um fenômeno denominado tensão criativa que é considerada o  motor  da  inovação  nas  organizações.  Em  relação  à  tensão  criativa, assinale a alternativa que corresponde a uma de  suas  características. 

A transferência da aprendizagem em contextos organizacionais ocorre entre os múltiplos níveis das organizações, tanto no sentido vertical (de cima para baixo e vice-versa) quanto no horizontal

A diretoria de RH de uma empresa de administração patrimonial está monitorando indicadores relacionados à aprendizagem organizacional de forma a ajustar suas estratégias de treinamento e desenvolvimento (T&D). O gráfico abaixo mostra como as ações de T&D permitiram gerar conhecimento na organização a partir das estratégias pensadas por Nonaka e Takeushi.

Imagem 001.jpg

Qual deve ser a recomendação do departamento de RH no sentido de maximizar a transformação de conhecimento tácito em conhecimento explícito?

Considerando  o  conhecimento  tácito  na  aprendizagem  organizacional, analise. 

I. É um conhecimento proveniente da racionalidade. 

II. É um conhecimento sequencial. 

III. Pode ser transmitido de uma forma não estruturada. 

IV. É um conhecimento com base na teoria. 

Está correto somente o que se afirma em 

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