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Em relação ao conceito e objetivos da avaliação de desempenho nas organizações, é correto afirmar que

A avaliação de desempenho implica no processo de monitorar o trabalho das equipes e de cada membro, além dos resultados atingidos para a comparação com os indicadores de resultados previamente estabelecidos nas organizações. A partir da consideração das linhas básicas de reforço positivo e das linhas básicas para as punições identifique a linha que é comum às duas listas:

A respeito dos processos e atividades relativos à gestão de pessoas,

julgue os itens a seguir.

Por incentivar a integração de gestores e funcionários no

planejamento, na implementação, no monitoramento e na

revisão do desempenho individual e de equipes de trabalho,

a avaliação 360º constitui alternativa técnica de superação de

erros como, por exemplo, a leniência, a severidade, o efeito

halo e a tendência central.

A gerente de recursos humanos, da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), solicitou ao administrador que elaborasse um método de avaliação de desempenho que possa substituir o atual, que compara padrões de trabalho. Segundo ela, apesar de ser um método fácil e simples de usar, apresenta alguns vícios no processo avaliativo, como a subjetividade e o efeito hallo. As características apresentadas indicam que o método atual é realizado por:

Em meados do século XX, a tão aludida Administração Científica do Trabalho de Taylor parte da valorização do conhecimento científico, no sentido da formulação de métodos objetivos de execução, uniformes e heteroprescritos. Essa racionalização da organização do trabalho, a partir da introdução de normas e procedimentos sistemáticos e uniformes, visava identificar e caracterizar a melhor e única forma de execução do trabalho. Acreditava-se, portanto, em uma possível adequação perfeita entre o trabalho concebido pela gerência e a execução por parte dos operadores. Entretanto, ao se aproximar do trabalho humano em situações reais, a Ergonomia revelou que o trabalho efetuado não correspondia ao trabalho esperado. Essa defasagem entre o trabalho prescrito e a forma como ele realmente é efetuado foi amplamente incorporada à Psicologia do Trabalho e possibilitou a construção de conceitos como o de Inteligência Prática. A partir desse entendimento, foram feitas as seguintes afirmativas:
I. Para a Ergonomia, a Atividade corresponde ao trabalho prescrito, ou seja, a forma como o trabalho é concebido.
II. Em acordo com a teoria dejouriana, o trabalhador, ao constatar a impraticabilidade exata da prescrição, inevitavelmente será afetado, inicialmente, por uma experiência penosa – a experiência de fracasso. III. O trabalhador, ao ser afetado pela impossibilidade de seguir estritamente a prescrição, mobilizará sua busca por solução. Nessa busca por soluções, o trabalhador pode recorrer à Inteligência Prática.
IV. Cinco características metapsicológicas da Inteligência Prática apresentadas na teoria dejouriana são: a Inteligência Prática é fundamentalmente enraizada no corpo; concede maior importância aos resultados da ação do que ao caminho empreendido para alcançá-los; está presente em todas as atividades de trabalho; possui poder criador; é amplamente difundida entre os homens em seu aspecto potencial.
Assinale a alternativa correta:

Com relação às temáticas avaliação e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.

A gestão de desempenho diferencia-se da avaliação de desempenho, visto que aquela privilegia a etapa de planejamento, momento em que se considera, além dos objetivos e metas, o contexto material, psicossocial e técnico do trabalho realizado pelos funcionários.

Considere que os servidores de um órgão público devem ser avaliados em função do próprio desempenho nas atividades realizadas. O método de avalização escolhido pelo órgão é conhecido como avaliação 360º. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta uma desvantagem desse método.

Após a definição dos indicadores, seguem instrumentaliza- ção e coleta de dados. A instrumentalização é o processo pelo qual as variáveis são medidas e a coleta de dados é o processo pelo qual a informação é coletada e armazenada. Para uma melhor exatidão das avaliações de desempenho é importante eliminar o vício e aumentar a precisão. Diante do exposto, analise as afirmativas.

 

I.Questionários, escala de classificação, lista de verificação, termômetros, escala de pesos ou o próprio banco de dados do sistema podem ser usados como instrumentos.

II.A exatidão de um instrumento de medição quantifica a proximidade existente entre o valor real da característica medida e os resultados fornecidos pelo instrumento.

III.O vício, em geral, está ligado aos paradigmas da organiza- ção, que correspondem ao seu conjunto de valores, cultura e o jeito de resolver os problemas. O vício ocorre quando há um deslocamento da realidade para outro ponto. Uma maneira de reduzir o vício é utilizar equipes multifuncionais.

IV.O aumento da precisão está relacionado com o instrumento e o modelo da coleta de dados. A imprecisão pode ser ocasionada por coletas irregulares ou não sistematizadas.

V.Um indicador deve ter referências comparativas, quer seja com os objetivos propostos em um primeiro momento, quer seja seus valores ao longo do tempo. A análise crítica do indicador de desempenho nem sempre leva à melhoria do processo.

 

Estão corretas apenas as afirmativas

No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A gestão de pessoas pode ser entendida como o conjunto de decisões integradas concernentes às relações de emprego que influenciam a eficácia dos empregados e das organizações.

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