Julgue os itens a seguir, acerca de aspectos anatômicos, fisiológicos, farmacológicos e nutricionais relevantes ao competente exercício da enfermagem.
Em regra, ossos longos, como o fêmur, produzem células sanguíneas.
Julgue os itens a seguir, acerca de aspectos anatômicos, fisiológicos, farmacológicos e nutricionais relevantes ao competente exercício da enfermagem.
As paredes dos órgãos internos são revestidas de tecido conjuntivo, e não de tecido epitelial.
A lesão por pressão (LPP) é um dano na pele e/ou tecidos subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato, em resultado da pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o
cisalhamento (SOBEST, 2017). Ocorrem quando uma pressão aplicada à pele é superior à pressão capilar normal, levando à oclusão do vaso com redução da irrigação sanguínea, anóxia, formação do processo inflamatório e morte celular (Borges EL, Fernandes FP.
2014). As LPP são um indicador da qualidade dos cuidados e também um problema de saúde pública que acarreta sofrimento e diminuição da qualidade de vida das pessoas e seus cuidadores. Há estudos que relatam que as LPP são evitáveis, no entanto, as elevadas taxas de incidência e prevalência, mesmo em países desenvolvidos, mantem-se, sugerindo uma lacuna entre o conhecimento científico e a aplicação clínica do conhecimento. São principalmente causadas pela carga mecânica prolongada nos tecidos moles do corpo, os efeitos na microcirculação, a sua relação entre as forças externas aplicadas à pele e a resistência desta. A fisiopatologia descreve quatro mecanismos sobre os tecidos moles em resposta à carga mecânica: isquemia localizada, fluxo prejudicado do fluido intersticial e drenagem linfática, lesão de reperfusão e deformação celular persistente (Afonso C.; Azevedo GAM., Alves P, 2014). Isso posto, quanto à classificação da lesão por pressão, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona o estágio com sua ocorrência:
Primeira coluna: estágio
(1) Estágio 1 - Pele íntegra.
(2) Estágio 2 - Perda da pele em sua espessura parcial.
(3) Estágio 3 - Perda da pele em sua espessura total.
(4) Estágio 4 - Perda da pele em sua espessura total e perda tissular.
(5) Não classificável ou não estadiável.
(6) Lesão por Pressão Tissular Profunda.
Segunda coluna: ocorrência
(__)Dano não pode ser confirmado porque está encoberto por tecido desvitalizado (amarelo, acastanhado, cinzento, verde ou castanho) ou necrótico (amarelo escuro, castanho ou preto) no leito da ferida. Escara estável (isto é, seca, aderente, sem eritema ou flutuação) em membro isquêmico ou no calcâneo não deve ser removida.
(__)Leito com exposição ou palpação direta da fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso, tornando possível a osteomielite. Tecido desvitalizado (úmido) ou necrose (seco), epíbole, deslocamentos e túneis podem estar presentes.
(__)Leito de coloração rosa ou vermelha, sem tecido desvitalizado. Úmido. Pode apresentar-se em bolha intacta (preenchida com exsudato seroso) ou rompida. A equimose é um indicador de suspeita de lesão nos tecidos profundos.
(__)Eritema não branqueável ao toque digital. Em pele de pigmentação escura, a sua cor pode ser diferente à área circundante. Pode ser mais dolorido, intumescimento/amolecimento, quente/frio que o tecido adjacente.
(__)Pele íntegra ou não, com área de descoloração vermelha escura, marrom ou púrpura que não embranquece ou separação epidérmica de leito escurecido ou bolha com exsudato sanguinolento. A descoloração pode apresentar-se diferente em pessoas com pele de tonalidade mais escura.
(__)Tecido adiposo visível, granulação, epíbole (lesão com bordas enroladas). Pode haver tecido desvitalizado, descolamento, túneis.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
No organismo humano, todos os órgãos e sistemas funcionam de forma integrada mantendo o equilíbrio do nosso corpo. As informações a seguir referem-se às funções importantes desempenhadas por esses órgãos e sistemas, responsáveis pela vida humana.
I. O sistema endócrino é constituído por glândulas produtoras de hormônios.
II. O sistema nervoso é formado por células especializadas, os neurônios, capazes de gerar, conduzir e receber os impulsos nervosos.
III. Nos alvéolos pulmonares ocorrem as trocas gasosas. O sangue transporta o gás oxigênio dos alvéolos aos tecidos e o gás carbônico dos tecidos aos alvéolos. As células importantes nesse processo são os leucócitos ou glóbulos brancos.
IV. O sistema reprodutor é responsável pela formação das células reprodutoras, os gametas: espermatozoides e óvulos.
V. No sistema excretor, os rins e demais órgãos produzem a urina humana formada por água, ácido úrico e amônia.
Está correto o que consta em
Em uma pessoa saudável, o consumo de carboidratos aumenta consideravelmente a glicemia sanguínea que, após certo tempo, é reduzida a níveis normais. Essa redução é causada pela ação do hormônio ________ sintetizado no ________ . O excedente de glicose circulante no sangue e não metabolizado pode ser convertido em ________ nas células do ________ .
As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, por:
A orelha (ouvido) é o órgão responsável pelo sentido da audição e também pelo nosso equilíbrio. Sobre esse assunto, analise as afirmativas.
I. A estrutura anatômica da orelha é complexa e se divide em orelha externa, média e interna.
II. É na orelha externa que se localiza o tímpano.
III. O tímpano é uma membrana fina que separa a orelha média e interna.
IV. Uma perfuração pequena do tímpano pode fechar em algumas semanas. Durante esse período, deve ser evitada a entrada de água na orelha, utilizandose para isso, tampões especiais.
Estão corretas as afirmativas:
Considerando a fisiologia dos mecanismos de controle da pressão arterial, analise as afirmativas a seguir, indicando V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) Após qualquer queda aguda de pressão, uma das ações dos mecanismos de controle é o aumento da frequência cardíaca e da contratilidade do coração para fornecer maior capacidade de bombeamento.
( ) Entre os mecanismos de controle de pressão que começam a agir em poucos segundos e são muito potentes está o mecanismo isquêmico do sistema nervoso central.
( ) O sistema vasoconstritor da renina-angiotensina faz com que o líquido capilar seja reabsorvido pelas membranas capilares dos tecidos para a circulação, elevando o volume sanguíneo e a pressão arterial sistêmica.
A sequência correta é:
O músculo deltoide tem como função abduzir o braço além dos 15° iniciais determinados pelo
supraespinal (principal abdutor do braço), suas fibras claviculares auxiliam na flexão do braço, as fibras posteriores auxiliam na extensão. Sobre o deltoide é correto afirmar que:
O sistema digestório tem a função de mastigação, ingestão, absorção dos alimentos, a eliminação de substâncias e resíduos não aproveitados. Também é responsável por prover o organismo de suprimento contínuo de água, nutrientes e eletrólitos. Quando um processo patológico se instala no sistema digestório, gera alterações na sua estrutura ou na função, esses problemas se manifestam por sinais e sintomas característicos.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Os músculos são estruturas anatômicas de formas e comprimentos variáveis. Representam cerca de 40% a 50% do peso corporal total e são capazes de transformar energia química em energia mecânica. O corpo humano contém três tipos de músculos, que são
A cadeia de sobrevivência é uma forma gráfica que apresenta os principais passos a serem seguidos em um atendimento de parada cardiopulmonar.
Sobre este tema, o último elo da cadeia destaca os cuidados pós-PCR. Quais cuidados são preconizados pós -PCR no ambiente intra-hospitalar.
As ações musculares dependem do grau de estimulação e da força desenvolvida pelo músculo diante da resistência externa a ele imposta. Com relação aos estímulos externos, ou mesmo em ações isoladas que não requerem movimentos durante o exercício, as ações musculares podem ser divididas em três tipos:
O impulso contrátil que dá origem à contração cardíaca, em um indivíduo em condições normais, tem início em um grupo de fibras musculares cardíacas especializadas, localizadas no átrio direito, que recebem o nome de
No estudo radiológico para avaliação das articulações sacroilíacas, as incidências que devem ser executadas na completa análise diagnóstica são
Vitamina responsável por catalisar a síntese dos fatores de coagulação do sangue no fígado. Produz a forma ativa de precursores, principalmente a protombina, que combina com cálcio para ajudar a produzir o efeito coagulante. É necessária para manter a saúde dos ossos.