Na avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças — análise SWOT—, está envolvido o monitoramento dos ambientes tanto externo quanto interno.
Julgue os itens a seguir com relação a técnicas de análise estratégica.
A sigla SWOT é um acróstico em inglês que no Brasil costuma ser substituído pela sigla FOFA.
Ao utilizar a técnica SWOT para analisar o ambiente organizacional, as forças e fraquezas serão identificadas verificando-se o ambiente
Assinale a alternativa que apresenta a denominação correta da ferramenta de análise da gestão e do planejamento estratégico que estuda a competitividade de determinada organização segundo variáveis endógenas e exógenas.
Acerca das funções e do processo da administração, julgue os itens de 58 a 64.
Realiza a função de planejamento do trabalho um gerente que divida o trabalho de sua equipe e designe os objetivos a serem alcançados pela unidade para cada um de seus membros com apoio da análise SWOT.
No que diz respeito aos métodos e processos administrativos, julgue os itens seguintes.
Em um sistema de formulação de estratégias, a análise de possíveis associações entre a matriz SWOT e as perspectivas do Balanced Scorecard antes da composição de um mapa estratégico possibilita a otimização do processo ao permitir, por exemplo, a antecipação de resultados futuros por meio do estabelecimento de hipóteses estratégicas com base nos cenários externos e internos e na visão de futuro da organização.
Um dos Objetivos Estratégicos do TRT - 2ª Região São Paulo é Alinhar 100% das unidades administrativas e judiciárias à estratégia institucional, integrando-as ao Modelo de Gestão e Ações Estratégicas aprovados pelo Tribunal. Para tanto, utiliza o Planejamento Estratégico de RH que deverá levar em consideração:
I.Coerência entre si das políticas, práticas e decisões de recursos humanos, além de estarem consistentes com o planejamento global da organização.
II.Elaboração pautada dos procedimentos de recrutamento e seleção.
III.Interação com o ambiente interno e externo, atuando de forma inovadora e diferenciada, sendo capaz de influenciar toda a organização.
IV.Após formalização não poderá ser modificado ou alterado, garantindo assim o sucesso das ações propostas.
Está correto o que se afirma em
De acordo com o estudo sobre o macroambiente de marketing, ou seja, o ambiente externo da empresa, assinale a alternativa correta.
Considere hipoteticamente que determinada empresa iniciou o processo de planejamento visando organizar suas ações para os próximos cinco anos. Durante o processo, identificou-se uma grande chance de crescimento no mercado em que a empresa atua, trazendo uma estimativa de que seus produtos teriam um aumento de demanda de cerca de 45%, a cada ano, para os próximos três anos. Considerando as informações apresentadas e com base em conhecimentos de planejamento, assinale a alternativa correta quanto à análise desse cenário, a partir da matriz FOFA (SWOT).
Julgue os itens a seguir acerca dos processos de planejamento nas
organizações.
A matriz SWOT é uma ferramenta estratégica que analisa duas dimensões: taxa de crescimento do mercado e participação da empresa no mercado.
Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos que se aplicam em ambientes organizacionais.
Considere que, durante uma análise organizacional, tenha sido constatado que o quadro de pessoas de determinada instituição é altamente qualificado. De acordo com a análise SWOT, é correto afirmar que essa característica institucional é denominada força, por constituir uma vantagem interna da organização.
De acordo com a técnica de análise SWOT, constitui exemplo de ameaça
Na gestão estratégica de negócios é comum a utilização da análise SWOT. Essa análise avalia:
A análise SWOT é um exercício de brainstorming realizado
por um grupo de gestores da organização. A elaboração da
matriz SWOT leva em conta aspectos ambientais internos e
externos à organização.
Sobre o tema, é INCORRETO o que se afirma em:
Na construção da análise SWOT, é fundamental uma correta associação entre as influências do ambiente empresarial externo e interno. É uma influência do ambiente empresarial interno a(o)