Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 90 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • Certo
    • Errado

A respeito da gestão organizacional, julgue o item a seguir  

Por meio da análise SWOT, é possível analisar o ambiente externo à organização mediante a identificação de oportunidades e ameaças

Certa entidade pública, no início do ano de 2019, reuniu funcionários e diretores para a elaboração do planejamento estratégico dos próximos quatro anos. Na primeira reunião, trataram de realizar a Análise SWOT ou FOFA. Quando recolheram as sugestões, dadas por escrito, havia uma
folha com a seguinte frase: “o quadro de servidores da instituição é altamente qualificado”. Tendo em vista os conceitos consagrados para o tema, pode-se dizer que a opinião descrita nessa folha se relaciona com a ideia de:

Ao relacionar a política empresarial com as estratégias a serem desenvolvidas, observa-se que alguns fatores ou variáveis possuem grande influência no estabelecimento das estratégias organizacionais. Dentre essas variáveis, pode-se destacar a competitividade. Para estabelecer uma estratégia que ressalte as vantagens competitivas da empresa, o administrador deve

Considerando o início de um planejamento estratégico de marketing, os gestores analisam o princípio da organização, ou seja, um conjunto de elementos básicos que se caracterizam por aquilo que uma organização gostaria de ser no futuro, sua vontade, seus desejos de ser e agir. Nesse contexto, estão disponíveis algumas ferramentas do planejamento estratégico de marketing. Analise as afirmações e assinale a alternativa correta.

Para responder à questão, observe atentamente a figura 3, abaixo. Os componentes nomeados por (A), (B), (C) e (D) representam variáveis que condicionam a estrutura organizacional.

Novamente com base na figura 3, numa análise do tipo SWOT (ou FOFA):

A respeito de gestão organizacional, julgue o item.

A análise SWOT (strengths, weakness, opportunities, threats) possibilita a identificação de oportunidades e ameaças ambientais.

Suponha que os dirigentes da Agência de Fomento do Amapá - AFAP objetivem a implementação de planejamento estratégico para a atuação de longo prazo da entidade. A primeira abordagem adotada para a construção desse planejamento foi a definição da missão e da visão da AFAP, o que

A rapidez e a facilidade observada no processo de troca de informações, bem como a inserção de empresas de diferentes portes em cadeias de valor globais, reforçam a importância de se analisar o contexto externo à organização. Ao analisar o ambiente externo, o administrador verifica as ameaças e as oportunidades que estão no ambiente da empresa e as melhores maneiras de evitar ou usufruir dessas situações. Considerando uma correta análise das oportunidades, pode-se afirmar que

Com relação às escolas de planejamento estratégico e aos modelos SWOT e Porter, julgue o item seguinte.

Conforme o modelo SWOT, em um concurso público, a possibilidade de serem selecionados profissionais com alto grau de competência é considerada uma oportunidade, enquanto a seleção de muitas pessoas inexperientes é considerada uma ameaça.

A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios, que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua. A análise do mercado permite ainda que se conheça de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente em que a empresa e o produto se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor. A definição de mercado leva em conta: a Análise da Indústria/Setor, a Descrição do Segmento de Mercado, a Análise SWOT do produto/serviço e a Análise da Concorrência. Em relação à descrição do segmento de mercado, é correto afirmar que:

No que se refere à função de planejamento, julgue o item  

Na análise SWOT, as ameaças e as oportunidades são consideradas como fatores de criação de valor que estão sob o controle da organização.

A respeito das funções de administração e suas ferramentas aplicadas à gestão, julgue o próximo item.

A matriz SWOT, ferramenta utilizada em planejamentos estratégicos, mapeia tanto oportunidades quanto ameaças, as quais são tipicamente associadas à dimensão interna da organização.

A análise SWOT é um instrumento bastante utilizado pelas organizações para verificar sua posição estratégica no setor e auxiliá-la na decisão sobre os próximos passos que devem ser tomados. Em relação à análise SWOT, assinale a afirmativa correta.

Uma das ferramentas bastante difundidas, aplicáveis na elaboração do planejamento estratégico das organizações públicas e privadas, é a Matriz SWOT, a qual

A respeito de gestão organizacional, julgue o próximo item.

A metodologia SWOT é uma ferramenta de análise comumente utilizada em processos de planejamento estratégico que permite analisar, de forma complementar, cenários internos e externos de uma dada organização.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282