Os dois termos sublinhados em cada frase pertencem à mesma classe gramatical em
Nos termos “livres de impurezas tóxicas" (L. 10 e 11) e “risco
da disseminação descontrolada" (L.20), verifica-se paralelismo
de funções sintáticas entre “de impurezas" e “da disseminação"
e entre “tóxicas" e “descontrolada".
Assinale a opção que apresenta informação correta
depreendida do texto.
Com a pesquisa O Brasil que voa – Perfil dos Passageiros,
Aeroportos e Rotas do Brasil é possível saber quem são os
passageiros, quais as principais rotas que utilizam, quais as
rotas que desejam ver implantadas e quais são os municípios
influenciados por cada um dos 65 aeroportos.
A pesquisa, feita em parceria com a Empresa
de Planejamento e Logística (EPL), confirma que a
democratização do transporte aéreo, o mais utilizado hoje
pela população, é uma realidade. No ano passado, quase
metade dos passageiros (45%) ganhava entre dois e dez
salários mínimos – 6,1%, dois; 17,2%, entre dois e cinco; e
21,7%, entre cinco e dez. Enquanto o número de passageiros
cresceu 170% entre 2004 e 2014, o preço das passagens caiu
48% no mesmo período.
Na frase Diante de cada crítica escandalizada dirigida ao museu, seria interessante desvendar que valor foi previamente sacralizado (3° parágrafo), a oração sublinhada complementa o sentido de
Ainda com relação a aspectos linguísticos do texto CB2A2BBB, julgue os itens subsequentes.
O sujeito da oração iniciada por “Entende-se" (l.7)
é indeterminado.
Texto II para responder às questões de 06 a 10.
O respeito à diversidade e suas implicações nos direitos humanos
A diversidade é um dos temas mais atuais da sociedade, e ao se pensar na escola, é um tema que
ganha extrema relevância. Pois é na escola, onde a criança e o jovem desenvolve grande parte de suas
relações sociais, que é necessário se desenvolver e ampliar a cultura do respeito ao que é diferente.
Quando se trata de inclusão/exclusão, é oportuno compreender mais amplamente esses processos abordando-os
de forma dialética.
Na abordagem da dialética inclusão/exclusão, realça-se o entendimento de que, para compreensão desses
processos e o enfrentamento da exclusão, é necessário percebê-los de modo mais abrangente, em seu alcance e
ocorrências, e não apenas com referência a um único grupo social.
O princípio de que, para enfrentar a exclusão, é preciso compreendê-la como processo que ocorre em várias
circunstâncias, é também adotado neste texto, acrescentando-se que a percepção no contexto mais abrangente em que
se situam: o da diversidade. O enfrentamento da exclusão necessita do empenho acadêmico, social e político em
decisões e movimentos pela inclusão, justiça e autonomia dos sujeitos, respeitando-se suas diferenças socioculturais e
identitárias.
Contudo, ressalva-se que não se entende ou propõe o acolhimento à diversidade como subalternização do outro,
do diferente, como forma de colonização, mas sim garantindo-se seus direitos à vida cidadã e, nesse sentido, a sua
efetiva participação nas decisões políticas e a sua afirmação como sujeitos sociais. É nesse sentido que se assume, como
premissa e perspectiva deste estudo, a reivindicação do respeito à diversidade, em seus vários contornos. [...]
A qualidade e a dignidade da vida humana são valores inestimáveis, devendo ser princípios e propostas de
superação de preconceitos e estigmas baseados em equívocos geradores de comportamentos que destoam de
parâmetros essenciais à sociedade plural, em que se privilegiam e mantêm as garantias dos direitos humanos e o
princípio constitucional da igualdade.
(Mary Rangel. Língua Portuguesa, nº 57, ed. Escala. Fragmento.)
Dentre os termos destacados, identifique o que NÃO possui a mesma classificação sintática dos demais.
Em “Um estudo que foi assinado por Eduardo Bodnariuc Fontes, ligado ao Departamento de Neurologia da Unicamp, avançou nessa área do conhecimento”, o termo grifado é classificado sintaticamente como:
Leia os seguintes trechos retirados do texto:
“Professores costumam vender treinos na internet para os
alunos”.
“Muitas pessoas fazem consultoria on-line [...]”
“[...] Edgar ressaltou a importância de o professor
acompanhar o aluno pessoalmente”.
Agora, analise as afirmativas sobre eles.
I. “Para os alunos”, no primeiro período, é classificado
sintaticamente como objeto direto.
II. “Muitas pessoas” classifica-se sintaticamente como
sujeito composto.
III. “Acompanhar” rege objeto direto, que, no período, é “o
aluno”.
IV. “Ressaltou”, no período, classifica-se sintaticamente
como verbo transitivo direto.
Pode-se afirmar que:
Veja:
"Às vezes as pessoas não se lembram de que a saúde dos
cabelos é tão importante quanto a da pele ou a das unhas,
por exemplo."
A respeito do uso do verbo "lembrar", acima, e de sua
regência, pode-se afirmar que:
Leia o texto 1 e responda à questão.
Considerando as relações sintáticas do fragmento “é preciso ampliar os debates" (4º §), pode-se afirmar que ampliar os debates funciona como:
Julgue os itens que se seguem, a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB5A1AAA.
O termo “ao Poder Legislativo” (L.4) exerce a função de complemento da forma verbal “prevê” (L.3).
No último parágrafo do texto, está destacada a forma
"transformou-o", sobre a qual são feitas as seguintes
afirmativas, considerando-se o contexto em que ela
aparece. Analise-as e assinale a alternativa correta.
I. O "o", um pronome que se junta a "transformou",
caracteriza um tempo verbal, o futuro do presente.
II. Caso o sujeito desse verbo fosse feminino, o certo seria
escrever "transformou-a".
III. Do verbo "transformou", o "o", que é um pronome,
exerce a função de complemento.
IV. Se no texto estivesse escrito "Vivemos esta
natureza...", além de outras transformações
necessárias, o certo seria escrever "transformou-a",
para se manterem as mesmas relações sintáticas do
trecho original.
V. A forma "transformou" é de um verbo da primeira
conjugação.
Está correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa em que o fragmento destacado
é adjunto adnominal:
No trecho “Para os cargos do Poder Executivo (Presidente, Governadores e Prefeitos), pode haver segundo turno, a ser realizado no último domingo de outubro.” (3º§), a forma verbal “pode haver” exerce o valor semântico de
Ao longo do texto, observa-se uma alternância entre formas (pronomes ou verbos) de primeira pessoa do singular, de primeira pessoa do plural e de terceira pessoa. Considere as seguintes afirmações sobre esse uso:
1. A primeira pessoa do plural é predominante e revela que o autor inclui a si próprio e aos leitores na maior parte de suas afirmações.
2. Em três parágrafos do texto, o autor faz afirmações específicas sobre si mesmo, o que é marcado por formas de primeira pessoa do singular.
3. A primeira pessoa do plural no texto abarca, além do autor e do leitor, uma infinidade de outras pessoas que compartilham as mesmas experiências sobre as quais Gleiser escreve.
4. O uso constante de formas na terceira pessoa do singular marca o distanciamento e objetividade com que o autor aborda o tema. Assinale a alternativa correta.