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O ensino de conteúdos relacionados à morfossintaxe baseado somente na gramática tradicional e normativa apresenta certos obstáculos para a devida aprendizagem, uma vez que a maioria dos gramáticos ignora, por exemplo, a existência de algumas orações subordinadas por não as incluírem no rol dessas orações. Que alternativa apresenta um exemplo desse tipo de oração?

Considerando as funções sintáticas dos termos sublinhados, numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Analise as proposições abaixo, que trazem explicações a respeito de algumas estruturas oracionais presentes no artigo acima exposto, e assinale verdadeiro V ou falso F :

( ) A partícula SE na estrutura: “se (promotores e juízes) pretendem mesmo trocar a estabilidade de sua profissão pela vida incerta da busca constante de votos, qual o interesse em tornar ainda mais difícil a vida dos eleitores de quem passariam a depender?" imprime à frase a noção de hipótese.

( ) A oração reduzida de gerúndio, em: “Não havendo lógica no raciocínio nem ingenuidade nos argumentos, resta como explicação (para os boatos) a má-fé. ", pode ser interpretada como causa ou condição.

( ) No seguinte contexto: “quando o público vê alguém atuando em consonância com seu interesse, a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação. ", o conector QUANDO, que originariamente denota “tempo", imprime noção de condição à oração adverbial.

( ) Os numerais ordinais “primeiro" e “segundo" em: O primeiro atende... / o segundo fez... e em: Primeiro, porque... / Segundo, porque..., são conectores referenciais.

( ) A partícula SE na estrutura: “passados já cinco anos, dizia-se sobre Joaquim o que se diz hoje sobre o procurador Janot.", funciona como índice de indeterminação de sujeito na primeira ocorrência e como partícula apassivadora na segunda.

A sequência CORRETA é:

Na frase “é fundamental o seu comparecimento a aula”, temos duas orações e uma está subordinada a outra. Pode se dizer então que a segunda é uma:

Considerando o modo como estão organizadas as partes que compõem o texto e as relações sintáticas entre elas, assinale a alternativa correta.

A respeito das relações sintáticas que constituem o período “Bill, que tinha 20 anos de idade na época, lutava na II Guerra Mundial e redigiu a carta em janeiro de 1945." (linhas de 5 a 7), assinale a alternativa correta.

Corresponde à correta classificação sintática dos termos da frase “Os pedagogos reagem desconcertados ao fenômeno...” (linhas 27-29), a seguinte opção:

Analise as afirmativas abaixo em relação ao vocábulo “Ela” (linha 12).

 

I - Na análise sintática, é classificado como complemento nominal do verbo “afirmar”.

II - Como elemento de coesão, retoma Marileia Souza.

III - Na análise morfológica, é classificado como pronome pessoal do caso reto.

 

Das afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?

"Não tem sentido, se observarmos como a mulher foi considerada no passado, até hoje pessoas defenderem a ideia de que a mulher não pode puxar uma cadeira."

A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.

I. A forma verbal FOI CONSIDERADA está na voz passiva.
II. A oração "de que a mulher não pode puxar uma cadeira" completa o sentido de um elemento nominal.
III. O segmento NO PASSADO funciona como locução adjetiva.

Está correto apenas o que se afirma em:

Dos termos em destaque nas opções abaixo, o único que NÃO tem a mesma classificação sintática daquele marcado em: A agricultura tem só 13 mil, é:

A respeito das relações sintáticas que constituem o período “Bill, que tinha 20 anos de idade na época, lutava na II Guerra Mundial e redigiu a carta em janeiro de 1945." (linhas de 5 a 7), assinale a alternativa correta.

Quantos anciãos não pensam estar provisoriamente no asilo em que foram abandonados pelos seus?

Em relação a essa frase,

Um mero vocativo – minha querida – uma explosão de emoções. Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores do termo, ele estaria entre os essenciais. No que se refere aos sentidos e aspectos gramaticais do texto, bem como à adequação da linguagem à comunicação oficial, julgue os próximos itens.

Em “Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores

do termo", o segmento “os gramáticos" é empregado

como termo essencial da oração.


No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do

texto acima, assim como às funções da linguagem e à

tipologia textual, julgue os itens subsequentes.

A palavra “inata” (linha 18) exerce, na oração em que ocorre, a função de predicativo do objeto.


No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à

literatura brasileira, julgue os itens a seguir.

Em todas as suas ocorrências no texto, o pronome “lhe” exerce a função de complemento indireto da forma verbal que acompanha.

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