Em se tratando de órgão público, o almoxarifado é considerado uma unidade administrativa cuja responsabilidade é o controle e movimentação dos bens de consumo que são registrados de acordo com as normas vigentes do órgão. I - As atividades do almoxarifado público compreendem: compras, recebimento, armazenagem e distribuição. II - O inventário em um almoxarifado serve para identificar e corrigir divergências e perdas de qualquer natureza em relação às quantidades de produtos em estoque. III - A eficiência de um almoxarifado depende fundamentalmente da melhor utilização de sua capacidade volumétrica. IV - Um dos documentos utilizados no Almoxarifado para atendimento das diversas rotinas de trabalho é o “Relatório técnico de inspeção”, documento utilizado para definir, sob o aspecto quantitativo, o aceite ou a recusa do material comprado do fornecedor. V- A requisição de material é um documento comumente utilizado para a retirada de materiais do almoxarifado. Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA.
A gestão de materiais tem a responsabilidade de realizar várias atividades visando preservar a utilidade dos materiais adquiridos. São atividades da gestão de materiais, realizadas rotineiramente pelo pessoal de almoxarifados de órgãos públicos:
Parte III – Conhecimentos Específicos Um hospital possui diariamente, em média, 300 pacientes internados. Cada paciente internado consome, em média, 2 (dois) frascos de soro por dia. O estoque mínimo de frascos de soro no almoxarifado foi estipulado em 20% do montante estimado anual para atender todos os pacientes internados. Ao atingir o estoque mínimo, o Administrador do almoxarifado deverá solicitar a aquisição do quantitativo estimado para o período de 1 (um) ano, acrescido de uma reserva técnica de 30%.
Ao receber a solicitação de compras do Administrador do almoxarifado, o Setor de Compras providenciará a aquisição dos frascos de soro através de:
Para que exista um controle físico eficiente do almoxarifado, onde se possa verificar se as quantidades registradas no controle correspondem efetivamente ao que existe em estoque, é de fundamental importância a realização do levantamento individualizado e completo dos materiais. Quando realizado no decorrer do ano fiscal da empresa, sem qualquer tipo de parada no processo operacional, concentrando-se em cada grupo de itens em determinados períodos, que podem ser semanas ou meses, esse controle é denominado de
Com base nas afirmativas abaixo relacionadas à Administração de Materiais. I - A administração de materiais, no setor público, corresponde ao processo logístico que se encontra mais presente, sendo considerada uma área de serviços que basicamente demanda o abastecimento de produtos cujo objetivo é permitir que esses serviços sejam executados. II - A função de comprar implica a aquisição de materiais que possuam qualidade boa, preço conveniente, quantidade correta e fonte certa. III - A administração de estoques está interligada à gestão das contas a receber e à preservação do fluxo de caixa, que possuem dependência de modo fundamental da política e prática de compras da empresa. IV - A gestão patrimonial inclui responsabilidades ou atribuições relativas ao inventário, gestão de bens, softwares de gestão de ativos e instalações. V - O almoxarifado, em um órgão público, é a unidade administrativa responsável pelo controle e movimentação dos bens de consumo que são registrados de acordo com as normas vigentes. Estão CORRETAS as afirmativas:
O Hospital Antônio Pedro emitiu uma Nota de Empenho no final ano de 2015 em favor da empresa XYZ Comércio de Equipamentos Hospitalares para a entrega de 10 (dez) aparelhos de RX, no valor total de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Considere esta situação para responder as questões 33 e 34.
O material em questão foi entregue no dia 10/02/2016. O material foi recebido pelo almoxarifado e devidamente tombado patrimonialmente. A Nota Fiscal foi remetida para o Setor de Pagamento. No Setor de Pagamento foi verificado que, equivocadamente, a Nota de Empenho havia sido cancelada ainda no exercício de 2015. Diante do fato, o Gestor deve
O almoxarifado da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) possui as seguintes particularidades em relação aos seus estoques: 15% é constituído por materiais de custo elevado, são imprescindíveis ao funcionamento da secretaria e sua demanda não é sazonal. Uma metodologia de previsão de estoques que melhor se enquadraria a este cenário seria aquela que combina:
Com relação a controle de estoques, de recebimento e armazenagem de materiais, julgue os itens subsequentes.
O procedimento sequencial correto de um almoxarifado
consiste em: armazenagem, distribuição e recebimento.
Quando tratamos da administração de materiais, estoques e almoxarifados, tratamos da
guarda, da integridade e do controle de produtos e materiais consumidos ou produzidos
pela empresa.
Análise as afirmativas, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Normalmente, distinguem-se almoxarifado de estoques, pelo fato de aos primeiros
caber a guarda dos materiais consumidos para o funcionamento das atividades da
empresa, seja nas áreas produtivas, seja nos setores administrativos. Já os
estoques ou depósitos possuem a função de receber e guardar os produtos e
mercadorias produzidos pela empresa, enquanto aguardam sua comercialização
ou entrega.
( ) As atividades do setor de estoque resumem-se ao controle da entrada e da saída
de bens, os quais passam necessariamente pelo estoque, seja pela aquisição de
matérias-primas e outros insumos para as áreas produtivas da empresa, seja por
aquisição de mercadorias para serem, posteriormente, revendidas, seja por
devolução de mercadorias com problemas ou defeitos, ou, ainda, por devolução
de um cliente.
( ) Uma mercadoria que entra na empresa vem sempre acompanhada de uma nota
fiscal-fatura emitida pelo fornecedor ou uma nota fiscal-fatura de devolução do
cliente que a devolveu.
( ) Tanto no caso da entrada de mercadorias por compra como por devolução, o
estoquista deverá conferir as mercadorias, averiguando sua quantidade,
características ou condições e tamanho, entre outras características, para então,
receber o material. Recebido o produto, o próximo passo é seu registro em
formulários específicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Um microempreendedor, em função do aumento da demanda dos produtos vendidos em sua empresa, identificou a necessidade de destinar um espaço da empresa para ser o almoxarifado.
Para que o almoxarifado possa atender às necessidades da empresa, é preciso que vários aspectos de sua estruturação sejam acatados visando à melhoria das atividades da empresa.
Uma das consequências da estruturação de um almoxarifado que se constitui em melhoria para a empresa é a(o)
Quais das atividades apresentadas correspondem às atribuições do Localizador de Materiais: