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A figura apresentada ilustra um sistema de transferência automática

de alimentação de energia. Com relação a esse assunto, julgue

o seguinte item.

Os quadros de comutação automática possuem de uma a três entradas de redes elétricas diferentes e uma saída única para alimentação da carga.


As figuras apresentadas ilustram diagramas de força e de comando

para a ligação de um motor de indução trifásico a uma rede elétrica.

Com base nessas figuras, julgue os itens que se seguem

considerando que a partida do motor ocorra por meio da conexão

de chave estrela-triângulo.

Ao se pressionar o botão de impulso SH0, ocorrerá

desligamento dos circuitos das bobinas dos contactores K1 e

k2, o que, por sua vez, provocará o desligamento imediato do

circuito de força do motor.


As figuras apresentadas ilustram diagramas de força e de comando

para a ligação de um motor de indução trifásico a uma rede elétrica.

Com base nessas figuras, julgue os itens que se seguem

considerando que a partida do motor ocorra por meio da conexão

de chave estrela-triângulo.

Na partida do motor, nesse tipo de conexão, o conjugado de

partida fica reduzido em 50% em comparação ao valor do

conjugado que é verificado no caso em que o motor tenha

partida direta.

Considere abaixo os circuitos de potência e de comando

para uma partida direta de motores.


A partida do motor será efetivada manualmente por meio

de

A respeito do controle de velocidade em motores CC em

funcionamento à velocidade nominal, julgue os itens a seguir.

Em um motor com excitação em série, o controle de velocidade poderá ser efetuado atuando–se sobre a resistência de reostato conectado em série ao enrolamento da armadura do motor.

A respeito do controle de velocidade em motores CC em

funcionamento à velocidade nominal, julgue os itens a seguir.

Havendo um aumento da tensão da armadura aplicada aos terminais de um motor com excitação independente, deverá ocorrer aumento da velocidade no eixo do rotor do motor, desde que mantidas as demais grandezas de controle de velocidade constantes.

Um problema evidenciado no motor síncrono diz respeito à sua partida. Com relação a esse tema, considere as afir- mações a seguir. I – O motor auxiliar é empregado basicamente para mo- tores de pequeno porte. II – O conversor de frequência realiza a partida do mo- tor de maneira síncrona a uma frequência variável crescente.III – Os enrolamentos amortecedores propiciam uma partida assíncrona.

Está correto APENAS o que se afirma em:

O emprego de inversores de frequência no acionamento de máquinas assíncronas tem se tornado cada vez mais comum, em vista da redução progressiva de custos na produção de dispositivos semicondutores e dos avanços tecnológicos nos circuitos de comando. Com relação aos inversores aplicados em acionamentos de motores de indução e suas estratégias de chaveamento, o(a):

Um método de frenagem utilizado em motores de indução é o da frenagem por inversão da sequência de fase. Nesse método é feita a troca de duas fases que alimentam o mo- tor, de modo que o novo torque desenvolvido atue na frenagem. Considere um motor de indução trifásico de 6 polos, ope- rando na frequência industrial de 60 Hz e que será freado utilizando o método de inversão da sequência de fase.As perdas do acoplamento entre a carga e o motor, as perdas rotacionais e as perdas por efeito Joule são desprezíveis.No momento em que a frenagem é acionada,a velocidade passa a ser de 800 rpm e a carga solicita ao motor, na velocidade de frenagem, uma potência de 10 kW. Nessas condições, a potência de escorregamento, em kW, é, aproximadamente,

Para os diferentes tipos de motores são concebidos dife- rentes métodos de controle de velocidade, de forma que o uso do(a):

A figura acima apresenta um gráfico que relaciona o conjugado e a velocidade no acionamento de um motor. Nele são apresentadas duas curvas.: a curva CR, caracterizando o conjugado da carga mecânica ligada ao motor e a curva CM, como sendo o conjugado disponível no motor. Analisando o gráfico, conclui-se que se trata de um acionamento;

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