Instrução: A questão, refere-se ao texto abaixo.

Considerando o emprego do vocábulo “perenes” (l. 10), analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O vocábulo é uma paroxítona e pode ser classificado como polissílabo.
( ) A palavra destacada poderia ser substituída por “duradouros” e “perduráveis” sem prejuízo do significado original do texto.
( ) Poder-se-ia formar o também adjetivo “perenal”, por derivação sufixal, a partir da palavra destacada do texto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:
Assinale a alternativa em que a locução verbal pode ser substituída pelautilização do verbo principal, sem causaralteração de sentido à frase.
Entre as palavras do texto, as que recebem acento gráfico pela mesma regra de acentuação são
Com base no Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e nas regras de acentuação gráfica das palavras paroxítonas, levam acento agudo as seguintes palavras:
I. amável
II. ímpar.
III. enjôo
IV. córtex.
V. bóia.
Estão corretas:
Assinale a alternativa cujas formas verbais completem, correta e respectivamente,
as lacunas pontilhadas das linhas 17, 21 e 45.
Em relação ao emprego de hífen ou de acentuação gráfica, assinale a alternativa em que as palavras não estão grafadas conforme as regras do Novo Acordo Ortográfico.
O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.
Caso o trecho “Há várias propostas para a Linguística entrar na escola." (linhas 5 e 6) fosse reescrito como “Tem várias propostas para a Linguística entrar na escola", o professor deveria, em sala de aula, dizer ao aluno que houve uma reescrita
Leia o texto.

Observe a frase:
“… em certos dias comprava uma garrafa de oitenta réis, e bebia-a só”
Assinale a alternativa correta
Assinale a alternativa em que as palavras devem ser acentuadas de acordo com a mesma tonicidade.
Leia este texto para responder à questão.
Levei-a para casa, coloquei-a num copo d'água(1), onde ficou soberana, de pétalas(2) grossas e aveludadas, com vários(3) entretons de rosa-chá(4). No centro dela a cor se concentrava mais e seu coração(5) quase parecia vermelho.
Uma das regras de acentuação gráfica determina é de que os vocábulos terminados em encontros vocálicos e pronunciados como ditongos crescentes devem ser acentuados.
Atendem a essa regra as PALAVRAS destacadas e numeradas em:
Avalie as afirmações que seguem, relativamente a palavras acentuadas no texto, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na linha 04, a forma verbal ‘pode’ não recebeu acento circunflexo sobre a letra ‘o’, visto que se trata de acento diferencial extinguido pela última reforma ortográfica.
( ) ‘importância’ (l. 10), ‘relevância’ (l. 11) e ‘ausência’ (l. 15) recebem acento gráfico pela mesma regra que determina o acento em ‘relatórios’ (l. 27).
( ) Em ‘análise’ (l. 26), ‘contábeis’ (l. 27) e ‘prescreverá’ (l. 30), a vogal ‘a’ recebe acento agudo em virtude de regras distintas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa em que a acentuação e a grafia das palavras estão de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
Apenas uma alternativa apresenta-se com acentuação e ortografia corretas. Assinale-a.
De acordo com a acentuação gráfica, assinalar a alternativa INCORRETA: