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Instrução: A questão, refere-se ao texto abaixo.

Considerando o emprego do vocábulo “perenes” (l. 10), analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O vocábulo é uma paroxítona e pode ser classificado como polissílabo.

( ) A palavra destacada poderia ser substituída por “duradouros” e “perduráveis” sem prejuízo do significado original do texto.

( ) Poder-se-ia formar o também adjetivo “perenal”, por derivação sufixal, a partir da palavra destacada do texto.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:

Assinale a alternativa em que a locução verbal pode ser substituída pelautilização do verbo principal, sem causaralteração de sentido à frase.

Entre as palavras do texto, as que recebem acento gráfico pela mesma regra de acentuação são

Com base no Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e nas regras de acentuação gráfica das palavras paroxítonas, levam acento agudo as seguintes palavras:

I. amável
II. ímpar.
III. enjôo
IV. córtex.
V. bóia.

Estão corretas:

Assinale a alternativa cujas formas verbais completem, correta e respectivamente,
as lacunas pontilhadas das linhas 17, 21 e 45.

Em relação ao emprego de hífen ou de acentuação gráfica, assinale a alternativa em que as palavras não estão grafadas conforme as regras do Novo Acordo Ortográfico.

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.

Caso o trecho “Há várias propostas para a Linguística entrar na escola." (linhas 5 e 6) fosse reescrito como “Tem várias propostas para a Linguística entrar na escola", o professor deveria, em sala de aula, dizer ao aluno que houve uma reescrita

Observe a frase:

“… em certos dias comprava uma garrafa de oitenta réis, e bebia-a só”

Assinale a alternativa correta

Assinale a alternativa em que as palavras devem ser acentuadas de acordo com a mesma tonicidade.

Leia este texto para responder à questão.

Levei-a para casa, coloquei-a num copo d'água(1), onde ficou soberana, de pétalas(2) grossas e aveludadas, com vários(3) entretons de rosa-chá(4). No centro dela a cor se concentrava mais e seu coração(5) quase parecia vermelho.

Uma das regras de acentuação gráfica determina é de que os vocábulos terminados em encontros vocálicos e pronunciados como ditongos crescentes devem ser acentuados.

Atendem a essa regra as PALAVRAS destacadas e numeradas em:

Avalie as afirmações que seguem, relativamente a palavras acentuadas no texto, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na linha 04, a forma verbal ‘pode’ não recebeu acento circunflexo sobre a letra ‘o’, visto que se trata de acento diferencial extinguido pela última reforma ortográfica.
( ) ‘importância’ (l. 10), ‘relevância’ (l. 11) e ‘ausência’ (l. 15) recebem acento gráfico pela mesma regra que determina o acento em ‘relatórios’ (l. 27).
( ) Em ‘análise’ (l. 26), ‘contábeis’ (l. 27) e ‘prescreverá’ (l. 30), a vogal ‘a’ recebe acento agudo em virtude de regras distintas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Assinale a alternativa em que a acentuação e a grafia das palavras estão de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

Apenas uma alternativa apresenta-se com acentuação e ortografia corretas. Assinale-a.

De acordo com a acentuação gráfica, assinalar a alternativa INCORRETA:

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