Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto II e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) As reuniões nas escolas são importantes para a qualidade da comunicação, pois, além das informações, possibilitam o debate e a discussão sobre assuntos de interesse da escola e permitem que os professores expressem seu ponto de vista sobre as questões tratadas.
( ) Para que uma reunião “não acabe no vazio" (linha 9), é necessário que os trabalhos sejam bem conduzidos com o devido registro do que foi tratado e deliberado na reunião.
( ) De acordo com o contexto do texto, o adjetivo rebuscada (linha 13) tem o sentido de aprimorada, bem elaborada.
( ) Os verbos debater, expor e posicionar-se (linhas 2 e 3) estão empregados no presente do modo indicativo e expressam a ideia de ações concretas quanto às intervenções dos participantes em uma reunião.
( ) Ao dizer que a convocação para uma reunião “tende a ser mais sóbria do que o convite para o jogo final de um campeonato interno" (linhas 15 e 16), a autora emprega a palavra destacada no sentido de uma linguagem mais formal, em consonância com o padrão culto da linguagem.
( ) Empregando o plural no pronome ela (linha 22), nos dois últimos períodos do texto, as demais palavras que estiverem no singular deverão passar para o plural, a fim de atender à sintaxe de concordância entre os termos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das palavras que preenchem os espaços pontilhados do texto.
Considere os itens a seguir a respeito do texto:
I. O pronome pessoal elas (linha 11) refere-se a todas as pessoas que têm olhos de poeta e que veem nas conchas “sugestões metafísicas" (linha 11).
II. Se transformarmos os dois últimos períodos do texto em um único período, as orações deverão ser separadas por ponto e vírgula.
III. Na sequência: “Não temos nem penas, nem escamas, nem couro, nem cabelos, nem carapaças" (linhas 26 e 27) as vírgulas separam termos de mesma função sintática.
IV. A palavra secretar (linha 36), de acordo com o texto, tem o sentido de produzir.
V. Conforme o texto, a expressão a esmo (linha 40) encerra um sentido de adversidade à afirmação de que as incursões e pesquisas “fazem-se guiadas por um motivo prático" (linhas 40 e 41).
De acordo com o texto:
Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item subsequente.
O vocábulo “que" em “que elas sejam eficientes" (linha 19) e em “que atestam a eficiência de práticas alternativas" (linhas 19 e 20) classifica-se como pronome relativo e introduz oração de sentido restritivo em ambas as ocorrências.
Para responder à questão considere a passagem final do texto: "E disse que dali para a frente era conosco, porque a sorte não ajuda quem não a ajuda a ajudar."
É correto afirmar que o termo “a”, no trecho “não a ajuda”, é
Marque a alternativa que contenha a seleção de palavras para o preenchimento CORRETO dos espaços nas frases abaixo, na sequência em que aparecem:
1. Este teatro _________ vamos é mantido pela universidade.
2. O policial esteve no local ________ ocorrera o crime.
3. Domingo, _________ fomos ao clube, fez sol.
4. A cidade de _________ ele vem fica no norte do estado.
5. Já era noite, _________ a lua apareceu.
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto XI, julgue (C ou E) o item a seguir.
Na frase “o arrastar na sombra denunciava-lhe prestígio negativo” (l. 7 e 8), a substituição do pronome oblíquo “lhe” por a ela prejudicaria a correção gramatical do texto.
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto XI, julgue (C ou E) o item a seguir.
Nas expressões “seu preconceito” (l.45) e “seu sarcasmo” (l. 45 e 46), o pronome possessivo remete a referentes distintos.
Observando a construção semântica, os pronomes em destaque classificam-se, respectivamente, como:
Texto para responder à questão.
Sobre os elementos "Minha irmã Barbara tinha três anos de idade quando chegou em casa da escola e começou a fazer as malas", leia as afirmativas. 1- O autor deveria ter colocado vírgulas antes e depois de "quando chegou em casa da escola". 2- MINHA é um pronome substantivo possessivo. 3- Há uma impropriedade no uso da sintaxe de regência no segmento CHEGOU EM CASA. Está correto o que se afirma apenas em:
Texto para responder à questão.
Em "Mas desejo também que desejes com audácia, que desejes uns sonhos descabidos e que ao sabê-LOS impossíveis não OS leve em grande consideração, mas OS mantenha acesos, livres de frustração" os pronomes em destaque substituem:
Observando a construção semântica, os pronomes em destaque classificam-se, respectivamente, como:
Leia o poema a seguir e responda à questão.
O termo “os”, presente na frase “Tendo-os na ponta do nariz”, se refere, no poema, a:
Observe a frase:
“ Cortei-lhe os cabelos."
O pronome “ lhe" é classificado como: