Acerca das regras de ortografia, assinale a alternativa incorreta.
Quanto às normas de acentuação gráfica, assinale a alternativa correta.
Escreve-se com “i” e não com “e” todas as palavras, exceto:
Em todas as frases abaixo ocorre uma troca indevida do vocábulo sublinhado por seu parônimo; a única das frases cuja forma do vocábulo sublinhado está correta é:
Com o advento do sistema ortográfico alterado há cerca de dez anos, certas palavras ainda provocam dúvida quanto ao emprego do acento. A alternativa a seguir que apresenta todas as palavras na forma correta em ortografia e acentuação está em:
A frase que está escrita de acordo com as novas regras de Ortografia da Língua Portuguesa é:
Na redação de um texto, pode ocorrer uma série de dificuldades com vocábulos da língua portuguesa; as palavras abaixo que estão graficamente corretas são:
Acerca da ortografia das palavras, analisar os itens abaixo:
I. Aterrorisar.
II. Indescente.
III. Astúscia.
Está(ão) CORRETO(S):
Assinale a alternativa em que a grafia e uso de homônimos, a pontuação e o emprego de tempos e modos verbais estão corretos:
A alternativa correta quanto à grafia e acentuação das palavras é:
Leia o texto para responder à questão.
Cientista português cria sistema para facilitar a comunicação de pessoas com deficiência motora.
Gilberto Costa
Lisboa – Um recurso tecnológico desenvolvido pelo engenheiro eletrônico do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra (UC), Gabriel Pires, permite que pessoas com deficiência, que perderam a mobilidade nos braços e nas pernas, resgatem a possibilidade de se comunicar usando apenas o movimento das pálpebras.
A interface é formada por um computador portátil ligado a eletrodos que captam as ondas cerebrais acionadas com o piscar dos olhos. Os sinais são amplificados e reconhecidos por um software especial. A tecnologia permite ao usuário formar palavras e frases usando um sistema que mostra as letras de forma aleatória, escolhidas com o movimento das pálpebras.
“É como se fosse uma antiga máquina de escrever”, esclarece Gabriel Pires. Segundo ele, o dispositivo ainda permite ao usuário ligar a televisão e as luzes, acionar alarmes via telefone, conduzir uma cadeira de rodas e realizar outras tarefas cotidianas, como conversar pelo computador ou enviar um e-mail. “É um novo canal de comunicação que se abre para pessoas sem mobilidade e que, apesar da deficiência, estão com a capacidade cognitiva intacta.”
A interface já está sendo produzida por uma empresa austríaca e o ISR trabalha agora no aperfeiçoamento da tecnologia para “diminuir o tempo de comunicação e aumentar a usabilidade”. A pesquisa aproxima Portugal de centros de excelência para pesquisa neurocientífica, como os que existem na
Alemanha e nos Estados Unidos.
No Brasil, segundo dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 2% da população é formada por pessoas com deficiência motora severa, como tetraplégicos, com paralisia cerebral ou esclerose lateral amiotrófica. Essas pessoas têm direito a linhas de financiamento para aquisição de produtos e serviços de acessibilidade, conforme o “Programa Viver sem Limite”.
Disponível em: http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/2012-11-03/cientista-portugues-cria-sistema-para-facilitar-comunicacao-de-pessoas-com-deficienciamotora. Acesso em: 17 de nov. de 2019.
Em “... permite que pessoas com deficiência” (l. 02), sublinhou-se uma palavra cujo acento gráfico se justifica pela mesma regra de acentuação de
De acordo com as regras de ortografia, assinale a alternativa correta:
Leia as frases abaixo e depois assinale a sequência que completa as lacunas corretamente: I- “Ora cabe humor, ora cabe ________ para representar de alguma forma os momentos emblemáticos do novo filme Dumbo.” II- “O autodeclarado presidente teve seus direitos políticos ________ . III- “ Preso que tentava fugir vestido de agente penitenciário é pego no __________ e vai pro isolamento.” IV- “o cãozinho estava deitado na caminha dele, pupila __________, babando, mal conseguia ficar em pé.”
A exemplo de “sincronia” (sem acento, 3º parágrafo), “decepções” (grafado com “ç”, 4º parágrafo) e “excesso” (grafado com “ex”, 5º parágrafo), estão corretamente escritos, em conformidade com a ortografia oficial, os termos:
Utilize o texto III para responder a questão.
Em relação à classe de palavras, assinale a alternativa em que a ausência do acento no vocábulo faça com que ocorra uma mudança de classe de palavra nos dois termos.