Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 164 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q770430

A biodisponibilidade do captopril é em média de:

Carregando...
Q770447

Os anestésicos locais quanto à estrutura química são classificados como éster ou amida. Pertencem ao grupo Ester, EXCETO:

Carregando...
Q770003

Dos aspectos gerais da profilaxia antibiótica da endocardite bacteriana, recomenda-se o uso profilático de antibiótico nos seguintes casos, EXCETO:

Carregando...
Q766538

A Política Nacional de Medicamentos é parte essencial da Política Nacional de Saúde e se constitui em um dos elementos fundamentais para a efetiva implementação de ações voltadas à melhoria das condições de vida da população. A respeito dessa política, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Os medicamentos essenciais são aqueles considerados básicos e indispensáveis para atender a maioria dos problemas de saúde da população e devem estar continuamente disponíveis nas formas farmacêuticas apropriadas. II. O modelo de assistência farmacêutica deverá ser reorientado, coordenado por ações fundamentadas na descentralização da gestão, na promoção do uso racional dos medicamentos, na otimização e na eficácia do sistema de distribuição no setor público. III. A promoção do uso de medicamentos genéricos será objeto de atenção especial, cabendo ao gestor federal identificar os mecanismos necessários para tanto. IV. Os indicadores demográficos influenciam o consumo quantitativo e qualitativo, bem como a demanda de medicamentos para tratamento de doenças crônico-degenerativas.

Carregando...
Q766525

A resposta terapêutica depende de fatores como a concentração e o transporte do princípio ativo pelos líquidos corporais, bem como a resistência à degradação metabólica. A via de administração e a formulação terapêutica também influenciam a biodisponibilidade de um medicamento. Sobre vias de administração, assinale a resposta correta.

Carregando...
Q766529

Assinale a alternativa correta a respeito das ações farmacológicas segundo Fuchs, Wannmacher e Cardoso (2006).

Carregando...
Q744548

Sobre a ação das drogas nas divisões simpática e parassimpática do sistema nervoso autônomo (SNA), assinale a alternativa correta.


Carregando...
Q744550

Qual propriedade físico-química inerente à molécula de um fármaco é necessária para que este tenha ação no sistema nervoso central?

Carregando...
Q738072

O Helicobacter pylori é um bastonete Gram-negativo e tem sido associado à gastrite e ao desenvolvimento subsequente da úlceras gástricas e duodenais, adenocarcinoma gástrico e linfoma gástrico de células B. A erradicação da infecção por essa bactéria em pessoas com gastrite e úlceras constitui o cuidado padrão para o tratamento dessas doenças.

Sobre o tratamento de erradicação do H. pylori assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q744966

As interações medicamentosas são responsáveis por uma parcela significativa dos eventos adversos detectados nos serviços de saúde. O ácido acetilsalicílico (AAS) é amplamente utilizado como antiagregante plaquetário em pacientes com risco cardiovascular. A depressão acomete parcela significativa da população, inclusive aquela portadora de cardiopatias e outros espectros da síndrome metabólica. A fluoxetina é um antidepressivo pertencente à classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), administrado por longos períodos e bastante empregado no tratamento da depressão. Um paciente com prescrição de AAS e altas doses de fluoxetina apresenta risco potencial de

Carregando...
Q744961

A metformina é um fármaco da classe das biguanidas, primeira escolha para o tratamento da diabetes tipo 2. Seu mecanismo de ação ainda não foi elucidado completamente, mas envolve principalmente a ativação da proteína quinase dependente de AMP (AMPK) em nível mitocondrial. Em relação à sua farmacodinâmica, a metformina promove

Carregando...
Q744985

Considere a informação presente no texto abaixo.

Para o produto Ciprofloxacino solução injetável 2 mg/mL, o limite de endotoxinas é 1,76 UE/mL. Utilizando-se um reagente LAL de sensibilidade rotulada (λ), de 0,25 UE/mL, o valor da MDV para esse teste é

Carregando...
Q730042

A profilaxia para endocardite bacteriana é recomendada para pacientes com alto risco de desenvolver essa patologia, em todos os procedimentos que envolvam a manipulação de tecido gengival, região periapical ou perfusão da mucosa oral. São indicações para a profilaxia, exceto:

Carregando...
Q664253

Os antiinflamatórios não-esteróides (AINE) são fármacos que possuem propriedades analgésica, antitérmica, anti-inflamatória e antitrombótica. Assinale a alternativa correta a respeito deste tipo de medicamento:

Carregando...
Q738488

O herpes recorrente (herpes labial) se dá pela reativação do Herpes simples Vírus (HSV), causando a doença. Um dos fatores mais importantes no manejo das infecções pelo HSV é o momento do início do tratamento. Resultados positivos só são alcançados se a terapêutica for iniciada nas primeiras 48 horas do aparecimento dos sintomas. Em situações recomendadas, compostos antivirais são usados no tratamento do herpes labial em adultos, podendo-se indicar

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282