Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 13 de 13 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:
Q720591

A respeito de manipulação de quimioterápicos e segurança do paciente oncológico, julgue o item seguinte.

Todos os medicamentos destinados à terapia antineoplásica devem ser separados dos demais e armazenados sob condições apropriadas, de modo a preservar sua identidade e integridade.

Carregando...
Q551304

Os flavonoides são produtos vegetais derivados do(a):

Carregando...
Q227946

Em razão da grande valorização dos fitoterápicos pela população, o Ministério da Saúde tem editado legislação sobre o assunto, normatizando sua produção e buscando sua inserção no sistema público de saúde.
A legislação define o que são os medicamentos fitoterápicos (RDC nº 14/2010 - ANVISA). A esse respeito, considere os medicamentos a seguir:



I. Comprimido contendo digoxina 0,25 mg isolada de folhas de Digitalis lanata.
II. Cápsula de Gingko biloba 80 mg contendo extrato seco padronizado.
III. Glóbulos de Pulsatilla 16CH e Ignatia 32CH.
IV. Pomada preparada com tintura de arnica (Arnica montana) e salicilato de metila.



É exemplo de medicamento fitoterápico apenas o que está descrito em

Carregando...
Q227938

Texto para as questões 16 e 17



A malária é uma doença infecciosa de distribuição predominante nas regiões tropicais e subtropicais, causada por protozoários do gênero Plasmodium. É caracterizada por febre alta acompanhada de calafrios, suores e cefaleia, que ocorrem em padrões cíclicos, a depender da espécie do parasito infectante, sendo a infecção causada pelo P. falciparum, a qual apresenta a forma clínica mais grave. O tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde para a infecção causada pelo P. falciparum é uma combinação de artemeter e lumefantrina, porém, durante muito tempo a quinina foi utilizada como principal medicamento antimalárico.



A quinina pode ser obtida a partir da casca do caule da quina (Cinchona) por extração em meio aquoso e ácido, porém, junto com a quinina inúmeras outras substâncias também são extraídas. A separação da quinina e outros alcalóides das demais substâncias hidrossolúveis presentes no extrato pode ser realizada por partição através da sua transformação em uma forma de menor solubilidade em água. Este procedimento permite que a adição de um solvente hidrofóbico ao extrato concentre a quinina na sua forma menos hidrossolúvel.



Considerando o esquema acima e o processo de extração e pré-purificação da quinina, avalie as afirmações que se seguem.



I. A água é o solvente de escolha para a extração da forma 1 da quinina.



II. O éter etílico pode ser utilizado como solvente no processo de partição.



III. A forma 1 da quinina pode ser convertida na forma 2 por meio da adição de HCl diluído.



IV. A forma 2 da quinina pode ser convertida na forma 1 por meio da adição de NaOH diluído.



É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q227945

A fim de diversificar sua linha de produtos, uma indústria de alimentos está avaliando possibilidades para melhor aproveitamento dos subprodutos originados da fabricação dos sucos de maracujá, açaí e caju, que são os menos rentáveis da linha de produção. Considerando as potencialidades de cada um desses frutos, avalie as seguintes possibilidades.



I. Utilização do resíduo de extração do suco do açaí, pois, possui compostos antocianogênicos e ricos em flavonoides. Com potencial para serem utilizados na indústria cosmética, devido ao potencial antioxidante.



II. Utilização das cascas do maracujá, pois, após a determinação do teor de pectinas, foi verificada a aplicabilidade desse produto na fabricação de geleias, que necessitam de viscosidade adequada.



III. Aproveitamento das castanhas do caju, pois, após a determinação dos índices de iodo e saponificação do óleo volátil extraído das castanhas, o Equilíbrio Hidrófilo Lipófilo (EHL) evidenciou o potencial para desenvolvimento de formulações semissólidas.



É correto o que se afirma em

Carregando...
Q227957

As sementes de guaraná (Paulinia cupana) são muito utilizadas para a produção de fitoterápicos e alimentos. Uma indústria de insumos recebeu para análise dois lotes (A e B) do produto em pó fornecidos por produtores locais qualificados. O quadro a seguir apresenta os resultados das análises de controle de qualidade realizadas pelo farmacêutico.





A partir da análise dos dados do quadro, assinale a opção correta.

Carregando...
Q162253

Sobre a digoxina assinale a opção INCORRETA:

Carregando...
Q165869

Com base na Convenção Internacional Sobre Diversidade Biológica, integrada por 188 países, o Brasil lançou a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicas, em 2006, conceituando fitoterápico como:

Carregando...
Q645008

Um analista de uma indústria produtora de fitoterápicos fez a análise de um lote de boldo-do-chile (Peumus boldus) comprado na forma de droga vegetal pulverizada. Segundo a Instrução Normativa n.º 5, de 11 de dezembro de 2008, que determina a lista de medicamentos fitoterápicos de registro simplificado, deve-se detectar e dosar a substância boldina nas amostras dos medicamentos.

Considerando o exposto acima, avalie as afirmativas a seguir.

I. A boldina é considerada um marcador, sendo sua presença necessária para se atestar a qualidade da droga vegetal.

II. A boldina é um alcaloide e, por isso, sua análise qualitativa pode ser feita por cromatografia em camada fina, utilizando-se o reagente de dragendorff como revelador.

III. A análise da amostra de boldo se baseia na detecção e dosagem da boldina, descartando a análise macroscópica e/ou microscópica, uma vez que a amostra encontra-se na forma pulverizada.

Nessa situação, é correto o que se afirma em

Carregando...
Q76254

Acerca de fórmulas e formas farmacêuticas, julgue os itens a
seguir.

Os extratos glicólicos são solúveis em água e contêm concentrações próximas a 50% do peso da planta fresca.

Carregando...
Q644989

A figura abaixo apresenta o resultado da cromatografia, assim como as estruturas moleculares das substâncias em questão.

A análise desse cromatrograma permite afirmar que

Carregando...
Q656025

A vitamina K, representada acima, é um importante cofator para enzimas que carboxilam resíduos glutamatos em proteínas. Os resíduos γ-carboxiglutamatos gerados em estruturas proteicas são potenciais quelantes para Ca2+ e estão envolvidos no processo de coagulação sanguínea.

Diante do exposto, a que categoria pertence a vitamina K2 ?

Carregando...
Q656036

A RDC n.17/ANVISA de 12 de janeiro de 2001, que dispõe sobre registro de medicamentos fitoterápicos, define o conceito de fitoterápicos e medicamentos como se segue.

« Medicamento – produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.

Fitoterápico – medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância da sua qualidade. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que, na sua composição, inclua substâncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem as associações destas com extratos vegetais. »

De acordo com os conceitos acima e a legislação vigente, pode(m) ser considerado(s) como medicamento(s) fitoterápico(s) apenas

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) E
  • 9) B
  • 10) Certo
  • 11) E
  • 12) E
  • 13) E
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282