Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 263 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Leia as afirmativas a seguir:

I. No basquetebol, ganha a equipe que fizer o menor número de pontos.

II. No basquete, as agressões entre jogadores são consideradas faltas.

Marque a alternativa CORRETA:

Bracht e Almeida (2003) afirmam que as ideias que orientaram a intervenção do Estado no setor esportivo, nas quatro ou cinco últimas décadas do século XX foram:

a) o esporte como instrumento de ação política no plano internacional (o desejo declarado por medalhas);

b) a ideia de que a prática de esportes em massa é promotora da saúde e de uma melhor qualidade de vida da população.

Segundo eles, no que diz respeito à intervenção do Estado no sentido de o país obter conquistas esportivas internacionais, buscava-se

Teixeira e Caminha (2013) apresentam um estudo sobre a existência do preconceito de gênero no futebol feminino e concluem que o preconceito sobre as mulheres nessa modalidade esportiva é causado pela ideia de incompetência e fragilidade fundadas no discurso

Durante um treino de futebol em um dia de muito sol e calor, um atleta se retira do campo para falar com seu técnico, pois sentia dores de cabeça muito fortes, tonturas e também calafrios. Ao olhar para o atleta, o técnico notou que sua pele estava muito pálida, suas pupilas estavam dilatadas e que suava abundantemente. Analisando essa situação, segundo M. Flegel, Primeiros socorros no esporte, e com o intuito de identificar o problema para que possam ser tomados os devidos cuidados, é correto afirmar que o atleta está passando por um estado de

O vôlei, também chamado de volley ou voleibol, é um esporte de origem norte-americana do século XIX. É um esporte de popularidade significativa em grande parte do mundo, e está presente em muitos torneios e eventos esportivos de âmbito internacionais, tais como os Jogos Olímpicos e os Jogos Panamericanos.

Os movimentos do vôlei são, EXCETO:

É característica da ginástica competitiva:

Dentre os tempos aplicados no jogo de Basquetebol, existe o tempo debitado que consiste

No Basquetebol, quando um jogador obtém a posse de bola no jogo e sua equipe permanece com a posse da bola, é aplicada a regra de 24
segundos, que determina que a equipe

Na marcha atlética, o atleta precisa manter um ritmo de passos, em que pelo menos um dos pés deve estar em contato com o solo. As provas oficiais desta modalidade são divididas em quais distâncias?

As provas de corridas com barreiras e obstáculos no Atletismo tem modalidades femininas e masculinas, que são divididas em

O esporte, como conteúdo da Educação Física (EF) na escola, deverá ser oferecido de forma que o aluno possa compreendêlo integralmente e conhecendo suas diferentes modalidades. É imprescindível que o profissional de EF tenha conhecimento que

O primeiro passo para traçarmos objetivos pedagógicos à prática dos esportes na escola é conceituarmos e diferenciarmos esporte educacional e esporte rendimento “performance". Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O esporte educação traz consigo o propósito da vitória sobre o adversário e, normalmente, essa prática pode ser vista em transmissões televisivas de campeonatos nacionais e internacionais de várias modalidades esportivas, como futebol, voleibol, judô, ginástica e outros.

II. O esporte rendimento é aquele que visa ao êxito, à vitória e ao esporte espetáculo, sendo muitas vezes antidemocrático, preocupandose, principalmente, com o treinamento sistematizado dos componentes físico, técnico e tático.

III. O esporte educação é aquele que pode ser trabalhado de forma interdisciplinar e está pautado em princípios educacionais, ou seja, aquele que deve ser praticado de forma não sistematizada, evitando a seletividade e a hipercompetitividade, tendo como objetivo alcançar o desenvolvimento integral do aluno.

IV. O esporte rendimento é aquele que se preocupa com a formação integral do aluno e está pautado em princípios educacionais, ou seja, aquele que deve ser praticado de forma não sistematizada, evitando, principalmente, a seletividade e a hipercompetitividade;

V. O esporte educação deve ter caráter formativo e está pautado em princípios educacionais, proporcionando ao aluno a vivência de diferentes modalidades, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada.

Está correto somente o item:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O basquetebol é um esporte individual, nunca praticado entre equipes.

II. No basquetebol, os jogadores são classificados em armadores (base), extremos e postes (pivôs).

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. No atletismo, a prova de salto pode ser feita em duas modalidades: em salto vertical e em salto horizontal.

II. No salto em distância, o atleta corre e salta após passar 5 metros da marca estabelecida.

Marque a alternativa CORRETA:

Kunz, In: Stigger e Lovisolo (2009), aborda o esporte segundo a fenomenologia, destacando as ideias de Merleau-Ponty sobre a percepção, sensibilidade e intuição.
Segundo Kunz, existe algo que determina os movimentos que o ser humano realiza no esporte e, ao mesmo tempo, é determinado pelos movimentos que o ser humano realiza.
Ele se refere à

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282