Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 173 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q781660

De acordo com a ABNT NBR ABNT9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos - e considerando a representação da imagem abaixo, é correto afirmar que:

Carregando...
Q776560

O módulo de referência para cadeira de rodas constante na Norma Brasileira NBR 9050 (figura abaixo) possui as dimensões de 0,80m por 1,20m. Quanto à relação entre a largura (0,80 m) e o comprimento (1,20 m), nas exigências da referida norma, é correto afirmar que o(a)

Carregando...
Q781641

A escada de emergência é uma escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada, de acordo com a ABNT NBR 9077:2001 – Saídas de emergência em edifícios. No que diz respeito às condições exigíveis para escadas estabelecidas por essa norma, é correto afirmar que:

Carregando...
Q781645

Segundo a ABNT NBR9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos - no item que trata sobre a aplicação e formas de informação e sinalização acessível, é correto afirmar que:

Carregando...
Q779245

Manuel é pessoa com deficiência visual e, ao tentar atravessar determinada via pública de grande circulação, notou que o semáforo para pedestres instalado em tal via não apresentava condições necessárias para que pudesse atravessá-la com segurança. Nos termos da Lei n° 10.098/2000, o referido semáforo deveria

Carregando...
Q781642

A ABNT NBR 9050:15 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos - estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade. Em relação a acessibilidade de escadas, de acordo com essa norma, é corretor afirmar que:

Carregando...
Q758335

Um dos recursos utilizados para a inclusão dos deficientes visuais são os leitores de tela, softwares que fornecem informações por meio da síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador. Esses softwares interagem com o sistema operacional, capturando as informações apresentadas na forma de texto, transformando-as em resposta falada mediante um sintetizador de voz. Para navegar utilizando um leitor de tela, o usuário faz uso de comandos pelo teclado. A respeito de alguns leitores de tela, julgue o próximo item.

Os leitores de tela Virtual Vision, Jaws, Orca e NVDA são softwares livres e de código aberto disponíveis para download gratuito na Internet.

Carregando...
Q662726

Atendendo ao que descreve a Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, os corrimãos devem ser instalados em rampas e escadas, respeitando as distâncias do piso, elencados na figura como A e B. Marque a alternativa que corresponda às alturas descritas na Norma (respectivamente A e B).

Carregando...
Q738022

Uma cidade brasileira do período colonial tombada como patrimônio histórico apresentava revestimento de pedras não niveladas e outros problemas comuns a várias cidades históricas, entre eles: calçadas estreitas, ausência de sinalização adequada, trânsito de veículos pesados no centro e necessidade de melhoria do transporte coletivo. Em razão desse contexto, foi elaborado um plano de acessibilidade e mobilidade para a execução de várias intervenções na cidade. O projeto propôs o alargamento de calçadas em uma das laterais, com a manutenção do meio-fio existente em granito e a complementação da largura em concreto lavado. Também foi proposta a colocação de pisos táteis de alerta e direcionais e de sinalização de orientação, com indicação da localização de pontos turísticos e de interesse histórico e cultural e de zonas de velocidades diferenciadas, que atendessem pedestres, veículos, ciclistas e pessoas com deficiência. Além disso, o plano inovou ao prever a implantação do conceito de espaço compartilhado.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item subsecutivo, com relação a desenho universal, acessibilidade e mobilidade urbana em centros históricos.

No espaço compartilhado, o nível da pista de rolamento é elevado ao nível do passeio, o que possibilita melhor acessibilidade e mobilidade dentro do centro histórico.

Carregando...
Q739498

Para um local destinado à prática esportiva e terapêutica, o arquiteto projetou vestiários acessíveis, conforme estabelecido pela NBR 9050:2015, que recomenda que os vestiários excedentes ao número mínimo exigido, deverão

Carregando...
Q749889

De acordo com a NBR nº 9050/2015, os elementos de acionamento para abertura de portas, devem possuir formato de fácil pega, não exigindo firmeza, precisão ou torção do pulso para seu acionamento. Sobre esses elementos, é correto afirmar que:

Carregando...
Q715563

De acordo com a norma ABNT 9050, que trata de acessibilidade universal, a sinalização tátil e visual no piso deve ser de alerta e direcional. A respeito desse assunto e considerando a figura precedente, julgue o próximo item.

Os dois tipos de placa de piso para sinalização tátil são: as direcionais, identificadas pelo número 2 na figura em apreço; e as de alerta, identificadas pelo número 1.

Carregando...
Q715607

Tendo em vista que o código de obras e licenciamento visa garantir a observância dos aspectos legais e dos parâmetros urbanístico, ambiental, de sustentabilidade, de acessibilidade e de segurança de uso no que diz respeito às partes interna e externa da edificação, julgue o item que se segue.

As calçadas acessíveis às pessoas com dificuldade de locomoção deverão ter inclinação transversal máxima de 3% em relação ao plano de superfície.

Carregando...
Q737036

Considerando as disposições do Decreto n.º 5.296/2004 e da ABNT-NBR 9050/2015, acerca de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, julgue o item a seguir.

As exigências de acessibilidade da ABNT-NBR 9050/2015 aplicam-se igualmente a edificações já existentes e a ser construídas.

Carregando...
Q737303

A NBR 9050 apresenta as figuras precedentes para abordar a proteção contra queda ao longo de rotas acessíveis: segmento A, segmento B e segmento C, em que h1 ≤ 60 cm e h2 > 60 cm.

Considerando a figura apresentada, as informações a ela correspondentes e outros aspectos relacionados à acessibilidade, julgue o próximo item, com base nas normas e na legislação brasileira sobre acessibilidade.

No segmento A da figura apresentada, não há nenhuma proteção contra queda.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) Errado
  • 8) E
  • 9) Certo
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) Certo
  • 13) Certo
  • 14) Errado
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282