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O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma peça fundamental no contexto educacional, pois desempenha um papel central na definição da identidade e na orientação das práticas educativas de uma instituição de ensino. Trata-se de um documento que estabelece os princípios, objetivos e diretrizes que norteiam a gestão e a prática pedagógica, refletindo a visão educacional da escola e alinhando-se aos valores da comunidade escolar. Quanto maior e mais qualificada for a participação de todos, maior será a probabilidade de se alcançarem os objetivos previstos e em construção, elaborados coletivamente. 
Na construção coletiva do PPP, os sujeitos participantes desse processo:

I. Precisam ter compreensão do que querem para a escola, com base no diagnóstico de sua realidade, de suas concepções de educação e sociedade, bem como das ações que devem acontecer para sua efetivação.
II. Devem aceitar a ideia de que a concepção de construção coletiva significa a soma da ideia de todos.
III. Assumir que quanto mais qualificada for a participação de todos, maior será a probabilidade de se alcançarem os objetivos previstos e em construção, elaborados coletivamente. 
IV. Devem abdicar de suas concepções individuais e se submeter à vontade da maioria, visando homogeneidade de pensamentos e coerência do projeto.


Está correto o que se afirma em

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