Uma instrutora retoma o tema anterior, a construção da maquete de cidade com igreja, para contextualizar e prosseguir com
o assunto em um atendimento de grupo para aprendizes surdos. Dessa forma, narra uma história, utilizando a maquete
como apoio para os debates, focalizando, também, a praça da cidade. Em sala estão presentes, além da instrutora, os
alunos surdos e uma pesquisadora.
IS. - FAZER IGREJA, LEMBRAR VOCÊS FAZER? CONVERSAR, LEMBRAR? VOCÊS CONHECER IGREJA, CONHECER VOCÊS.
CONHECER? IGREJA CONHECER? (Mostra para Adélia a igreja na maquete) OK.
(Uma das crianças faz um sinal que não é possível ver na vídeo-gravação)
IS. - ONTEM? SEMANA ANTES HISTÓRIA EXPLICAR, CONVERSAR, IGREJA. LEMBRAR? CONHECER IGREJA? BOM. HOJE...
Luana - ÁRVORE.
IS. - CERTO! AGORA HISTÓRIA.
(P. chama atenção das crianças para iniciar a história)
IS. - AGORA HISTÓRIA VOCÊS OLHAR EU. HISTÓRIA COMEÇAR. AMIGO PASSEAR.
P. - AMIGO QUANTOS?
IS. - MUITOS AMIGO.
P. - MUITOS? VOCÊ FALAR DOIS SEMANA ANTES.
IS. - (Faz gesto positivo com a cabeça) DOIS.
P. - OUTRA VEZ. TER-NÃO, MAS PODER IGUAL SEMANA ANTES.
IS. - DOIS AMIGO PASSEAR PRAÇA.
P. - (Olhando para as crianças) CONHECER PRAÇA?
IS. - CONHECER PRAÇA? (Algumas crianças respondem que sim, outras que não)
P. - (Olhando para Luís Fábio) VOCÊ FEZ-CARA-DE SABER-NÃO. NÃO? CONHECER PRAÇA? NÃO? P. - (Para IS.) VOCÊ EXPLICAR.
IS. - LEMBRAR PRAÇA VER ÁRVORE MUITAS? TER CHAFARIZ, TER PÁSSARO, COMER. CONHECER? PÁSSARO VER?
(Muitas crianças fazem muitos sinais ao mesmo tempo)
IS. - CHAFARIZ, PRAÇA.
Diego - ÁRVORE.
João - RUA.
IS. - RUA-EM-VOLTA-DA-PRAÇA TER ÁRVORE, BANCO, DINHEIRO GUARDAR, CAIXA-ELETRÔNICO, SABER? TER MILHO, DAR
PÁSSARO. TER IGREJA, VER JÁ? IGREJA (Mostra a igreja na maquete). P. - SABER JÁ? SINAL TER PRAÇA, SABER?
IS. - PRAÇA.
P. - TUDO, RUA-EM-VOLTA-DA-PRAÇA, ÁRVORE, PRAÇA, TER BANCO MUITOS, SABER? SABER? CERTO. (Como as crianças fazem
sinal positivo com a cabeça, olha para IS.) - CONTINUAR.
IS. - PRAÇA VER
OBS: IS, instrutora; P, pesquisadora; os nomes citados são de alunos surdos.
(Disponível em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/. Acesso em: novembro de 2024.)
Considerando as observações compatíveis com a análise do material apresentado, é INCORRETO afirmar que a pesquisadora: