Ir para o conteúdo principal

O professor, ao organizar as situações de aprendizagem, deve estar atento ao fato de que cada atividade proposta realizada 
possa contribuir para aproximar o aluno, cada vez mais, do resultado esperado. Libâneo (2013) nos explica que a escolha e a 
organização dos métodos de ensino devem corresponder à necessária unidade objetivos-conteúdos-métodos e formas de 
organização do ensino e às condições concretas das situações didáticas. Relacione as técnicas de ensino indicadas às suas 
respectivas características. 

  1. Seminário.
    2. Estudo do meio.
    3. Estudo de caso.
    4. Aula expositiva.

( ) Técnica da vivência da realidade, bastante dinâmica, e envolve também atividades extraclasses, tais como visitas a museus, 
parques de exposições, jardins zoológicos, dentre outros lugares.

( ) Trata-se de uma comunicação verbal estruturada, utilizada pelos professores com o objetivo de transmitir determinados 
conteúdos aos alunos. Nesse processo, o professor define, apresenta e aplica determinado tema. 

( ) Conduz o educando à pesquisa em relação a algum tema, apresentação e discussão do mesmo cientificamente. Tem como 
finalidade introduzir o educando não apenas na pesquisa, mas também na análise sistemática de fatos, estruturando-as para 
uma apresentação clara.

( ) Trabalha com a turma situações reais que já tenham sido solucionadas e que têm relação com o conteúdo estudado, 
permitindo, assim, que o aprendizado seja melhor concretizado. Apresenta os seguintes objetivos: oferecer oportunidades
para que os alunos apliquem o conhecimento adquirido a situações reais e próximas do seu cotidiano; criar meios para que 
o aluno reflita e tome posição de mudança; e, favorecer a relação do tema estudado com a realidade.

A sequência está correta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282