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Com o decorrer dos anos, a escola sofreu várias transformações. Foram aparecendo propostas que estimularam a mudança dos 
princípios que regem a organização dos espaços e tempos da escola. Desde o século XVIII e XIX até meados do século XX, a 
escola foi submetida a mudanças nos métodos de ensino e começaram a surgir novos paradigmas envolvendo a prática escolar, 
as formas de avaliação e a organização dos tempos escolares, o que provocou reflexões sobre a necessidade de se construir um 
novo profissional, uma nova escola voltada para o direito dos educandos. 

(Freitas, 2004.)

 

O tempo escolar é, portanto, um tempo pessoal institucional e organizado, podendo ser considerado como um poderoso instrumento 
no processo educativo, já que, nele, a aprendizagem e a história podem ser compreendidas não só como um processo de seleções e 
opções, de ganhos e perdas, mas, sim, como um processo de avanços e progressos; um tempo construído social e culturalmente.

(Barella e Kurpiel, 2008, s.p.)

Sobre o exposto e com relação à nova organização do tempo/espaço no processo educativo, analise as afirmativas a seguir. 

I. O tempo escolar é organizado em fluxos mais flexíveis, mais longos e mais atentos às múltiplas dimensões da formação dos 
sujeitos socioculturais.

II. As possibilidades de flexibilização curricular oferecidas pelos ciclos e a ação pedagógica norteada pela formação do aluno 
possibilitam um compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos.

III. A organização seriada apresenta um sistema de progressão continuada, apontando para caminhos de uma lógica atemporal, 
onde o tempo escolar é organizado em fluxos flexíveis.

Está correto o que se afirma em 

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