Ir para o conteúdo principal

No desenvolvimento de projetos orientados a objeto é muito comum a necessidade realizarmos a persistência de dados em bancos de dados relacionais. Entretanto esses dois paradigmas possuem conceitos específicos e para aproximálos, tornando o desenvolvimento de projetos mais simples, é comum o uso de ferramentas do tipo Object-Refational Mapping (ORM). O Hibernate é uma dessas ferramentas. Ele é capaz de estabelecer um mapeamento entre objetos e tabelas em um banco de dados, tomando a tarefa de persistência mais simples. Além disso ele possui uma linguagem de consulta própria que referencia diretamente os objetos. A respeito dessa linguagem, analise as afirmativas abaixo e marque alternativa correta.

  1. HQL é o nome da linguagem de consulta orientada a objetos provida pelo Hibemate. Uma das vantagens de usarmos HQL ao invés de SQL é o fato do Hibemate garantir a portabilidadedo código SQL, que será gerado a partir do código HQL, para qualquer dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) suportados por ele.
  2. Em uma instrução de inclusão de dados em HQL, a clausula "at'' é usada para identificarmos o nome da entidade envolvida na operação de inclusão.
  3. HQL suporta agrupamento e ordenação através, respectivamente, das cláusulas "group by" e "order by" assim como no SQL. Suporta também funções de agregação como: soma, média, mínimo e máximo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282