Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A expressão “desigualdade social” descreve uma condição na qual membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, prestígio ou poder.

Considerando as análises feitas por Karl Marx sobre desigualdade e luta de classes, analise as afirmativas a seguir.

I. Para Marx, a desigualdade se estabelece nas relações de produção, que é onde se pode identificar as diferenças entre os homens, particularmente aqueles que exploram e os que são explorados.
II. Marx afirmava que as classes sociais se estratificam segundo o interesse econômico, em função de suas relações de produção e aquisição de bens estando as classes sociais diretamente relacionadas com o mercado e com as possibilidades de acesso que os grupos na sociedade possuem.
III. Segundo Marx, do ponto de vista político, a diferenciação se dá pela distribuição do poder entre os grupos e partidos políticos e também no interior destes, sendo os partidos políticos uma associação, cuja adesão é voluntária e que visa assegurar o poder a um grupo de dirigentes.
IV. Para Marx, as classes são expressão do modo de produzir da sociedade no sentido de que o próprio modo de produção se define pelas relações que intermedeiam entre as classes sociais, e tais relações dependem da relação das classes com os instrumentos de produção.

Está correto o que se afirma apenas em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282