Ir para o conteúdo principal

Atualmente, o governo da Turquia está construindo um novo canal para dinamizar o fluxo de mercadorias na Eurásia: o Canal de Istambul. Leia o trecho da notícia a seguir:

          “A Turquia inaugurou no sábado (26/6) as obras de construção do Canal de Istambul, uma infraestrutura de 45 quilômetros que liga artificialmente a Europa e a Ásia pela primeira vez na história e abre uma nova rota navegável entre o Mar Negro e o Mar de Mármara (...)
          O governo turco defende seu projeto argumentando que servirá para aliviar o tráfego de navios no Bósforo, uma das rotas marítimas naturais mais estreitas e movimentadas do mundo.
          O canal será construído a um custo de mais de US$ 8 bilhões, segundo as autoridades, e permitirá a passagem diária de 185 navios, contra 118 a 125 que cruzam o Bósforo hoje.
         "O principal objetivo deste projeto é reduzir os riscos decorrentes da passagem de navios carregados com materiais perigosos pelo Bósforo", informou o Ministério dos Transportes turco em 2018, quando apresentou o traçado final do canal”.

                                                                                                                                                                                         Disponível em: Canal de Istambul, o polêmico e ambicioso projeto da Turquia para ligar Europa e Ásia - BBC News Brasil

Assinale a alternativa que se refere corretamente aos impactos do Canal de Istambul.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282