Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Sobre estados de processos em Sistemas Operacionais, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Um processo, em um sistema multiprogramável (multitarefa), não é executado todo o tempo pelo processador. Durante sua existência, ele passa por uma série de estados. Basicamente, existem três estados em que um processo pode se encontrar no sistema.

II. Execução (running), um processo é classificado como running quando aguarda uma oportunidade para executar, ou seja, esperando que o sistema operacional aloque a UCP para sua execução.

III. Pronto (ready), um processo é dito neste estado quando está sendo processado pela UCP. Em sistemas com apenas um processador, somente um processo pode estar pronto em um dado instante de tempo.

IV. Espera (wait), neste estado um processo aguarda algum evento externo ou por algum recurso para poder prosseguir seu processamento. Como exemplo, podemos citar o término de uma operação de entrada/saída ou a espera de uma determinada data e/ou hora para poder continuar sua execução.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282