Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Considerando os agregados macroeconômicos, analise as afirmações abaixo:
1. Supondo que as informações do quadro abaixo sejam da produção em uma economia fechada (modelo simplificado), o Produto Nacional Bruto (PNB) é a somatório dos preços (R$ 35,00) multiplicado pelo somatório da quantidade (12 unidades), o que resultará em R$ 420,00.

Imagem associada para resolução da questão


2. O Produto Nacional Líquido (PNL) é o Produto Nacional Bruto (PNB) menos a depreciação dos estoques de bens depreciáveis (bens de capital), tais como máquinas, equipamentos, prédios etc.
3. O Produto Nacional Líquido (PNL) avalia os bens a preços de mercado, os quais estão inclusos impostos indiretos, tais como IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Para chegarmos ao Produto Nacional Líquido a Custo dos Fatores (PNLCF), basta excluir do preço de mercado os impostos indiretos e acrescentar os subsídios.
4. Produto Nacional Líquido a Custo dos Fatores (PNLCF) não é igual à Renda Nacional.
5. A diferença entre o Produto Nacional Bruto (PNB) Nominal e o Produto Nacional Bruto (PNB) Real, é que este último apresenta os dados líquidos de variações de preços em determinado período. Como exemplo, em um cálculo bastante simplificado, se o PNB Nominal variou de um ano para outro em 20% e a inflação foi de 8%, pode-se dizer que o PNB Real foi de 12% (20% - 8% = 12%).

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282