Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

   O termo ecossistema foi proposto em 1935, pelo ecologista britânico A. G. Tansley, mas, naturalmente, o conceito que ele expressa é bem mais antigo. Todos os ecossistemas, inclusive a biosfera, são abertos, pois existem entrada e saída necessárias de energia. Evidentemente, os ecossistemas abaixo do nível da biosfera também estão abertos, em vários graus, aos fluxos de materiais e à imigração e emigração de organismos. Por conseguinte, constitui uma parte importante do conceito de ecossistema o reconhecimento de que existe tanto um ambiente de entrada quanto um de saída, interligados e essenciais para o funcionamento e perpetuação dos ecossistemas.

Eugene P. Odum. Ecologia. Editora Guanabara, p. 9-10 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, relativos a ecologia e ecossistemas brasileiros.
 
O movimento de energia e materiais através de uma cadeia alimentar pode ser caracterizado pela eficiência de assimilação (razão entre assimilação e digestão) e pela eficiência de produção líquida (razão entre produção e assimilação), sendo em média de 5% a 20% a eficiência ecológica de transferência de energia de um nível trófico para outro imediatamente superior.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282