Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A União Europeia (UE) resulta de um longo processo de integração que possui mais de meio século, apesar de ter adotado a denominação atual apenas no início da década de 1990. Ainda hoje, o bloco enfrenta desafios de toda ordem. Sobre o tema, considere as seguintes afirmações:

I – A UE reluta em resolver os problemas econômicos em conjunto e, assim, enfrenta o dilema entre continuar com a unificação (com a possível inclusão de novos membros) ou reforçar as suas economias nacionais.

II – A Turquia integra uma pequena lista de candidatos que podem ingressar no bloco e expandir ainda mais as fronteiras da UE. Em função do papel que exerce na contenção de fluxos migratórios, o governo turco conta com a simpatia da maioria dos dirigentes europeus.

III – Nas últimas décadas, um dos desafios políticos e sociais enfrentados pelos países que compõem o bloco diz respeito à pressão de migrantes, vindos de países menos desenvolvidos, principalmente da África e da Ásia, ampliando a concorrência por empregos.

IV – Desde o início dos anos 1990, a adesão ao bloco tem sido condicionada ao ingresso na OTAN; condição essa que permite, hoje, excluindo-se o caso da Suíça, todos os integrantes da UE fazerem parte da aliança militar.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282