Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com base no texto.

( ) O texto é complexo do ponto de vista morfológico, pois apresenta inúmeras palavras formadas, atualmente, por prefixação, como é o caso das seguintes: “reconstituir” (1º parágrafo), “importante” (1º parágrafo), “congelar” (3º parágrafo), “preocupante” (3º parágrafo), “expectativa” (4º parágrafo) e “ultrapassado” (5º parágrafo).

( ) Os dois últimos parágrafos do texto apresentam vários adjetivos, dentre os quais se destacam os seguintes (sublinhados): “setores privados”, “demonstrado interesse”, “novo acelerador”, “importantes descobertas”, “diretor científico”.

( ) O plural das expressões sublinhadas em “a estrutura de qualquer material" (1º parágrafo) e “a meta de deficit primário” (3º parágrafo) é, respectivamente, “quaisquer materiais” e “deficit primários”.

( ) Em “a construção do acelerador de partículas ainda enfrenta alguns percalços” (2º parágrafo), se a expressão sublinhada fosse substituída por “dos aceleradores de partículas”, a forma verbal deveria ser “enfrentam” de modo a manter a concordância verbal padrão.

( ) Em “existe um antigo acelerador de fonte de luz sincrotron, o UVX” e “o UVX já participou de importantes descobertas” (5º parágrafo), o termo sublinhado funciona, respectivamente, como aposto do sujeito do verbo “existir” e como sujeito do verbo “participar”.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282