Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Em 2 de maio de 1519, morria aos 67 anos Leonardo da Vince, artista e inventor italiano que é considerado um dos expoentes máximos do Renascimento europeu e um dos maiores gênios de todos os tempos. Multidisciplinar, ele possuía conhecimentos em diversas áreas, tendo deixado inúmeros estudos e invenções, pois acreditava que a ciência e a arte eram coisas que não se separavam. Há cerca de 500 anos após sua morte, Da Vinci continua a fascinar o mundo, pois abriu caminhos para diversos estudos, tendo algumas de suas invenções que esperar séculos para que a tecnologia evoluísse e permitisse a sua construção. Sobre este grande nome da história da humanidade é CORRETO afirmar:

 

I - Entre suas pinturas, destacam-se a Mona Lisa, talvez o quadro mais famoso do mundo; a Última Ceia, afresco que representa a ultima ceia de Jesus, localizada na parede de uma igreja em Milão e A Virgem dos Rochedos, um conjunto de duas pinturas de composições quase idênticas, estando uma exposta no Louvre e a outra na National Gallery de Londres.

II - Realizou estudos anatômicos que demonstram com precisão os detalhes do corpo humano, considerado por ele como a mais perfeita fonte de simetrias, tendo dissecado o corpo de um homem de 100 anos que havia morrido em um hospital e descrito, pela primeira vez, a aterosclerose, o entupimento de uma artéria em decorrência do acúmulo de gordura.

III - Seus cadernos revelam um conhecimento profundo dos teoremas de Euclides e Pitágoras, que aplicava em figuras geométricas e em obras de arquitetura, onde determinou a simetria de projetos de igrejas poligonais.

 

São afirmativas corretas sobre Leonardo da Vinci somente:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282