Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas escolas. Ela é essencial em todas as funções da administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. “Na educação, em âmbito internacional, está sendo destacada como condição fundamental para determinar a qualidade do ensino e a formação efetiva de seus alunos; daí porque a proliferação de estudos a respeito no contexto educacional. Destaca-se, por exemplo, que há uma relação direta entre a qualidade de liderança dos gestores e a qualidade do ensino e desempenho dos alunos.”

(NCSL, 2002, apud LUCK 2008.)

A teoria mais conhecida que explica liderança por meio de comportamento refere-se a três estilos: autocrática, liberal e democrática. Considere as três características citadas a seguir, relacionando-as com os três estilos de líder.

  1. Determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
  2. Apresenta apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem; sua participação é limitada.
  3. Aconselha somente quando é solicitado e sugere alternativas para o grupo escolher; pois é o grupo que esboça as providências para atingir o alvo. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates.

A sequência está correta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282