Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A orogênese significa literalmente o nascimento de montanhas. Uma orogenia é um episódio de formação de montanhas que ocorre ao longo de milhões de anos devido à deformação em escalas amplas e ao soerguimento da crosta. Em relação a isso, avalie as assertivas abaixo.

  1. A orogênese resultante da colisão entre as placas oceânica e continental ocorre ao longo da costa oeste das Américas, banhada pelo Oceano Pacífico, originando os Andes, a Sierra Maestra na América Central e as Rochosas.
  2. A orogênese resultante da colisão das placas oceânica e oceânica pode gerar simples arcos de ilhas vulcânicas; contudo, nessa região, não ocorrem abalos sísmicos.
  3. A orogênese resultante da colisão entre as placas continental e continental é mecânica; grandes massas continentais são submetidas a um intenso dobramento.
  4. Tanto a colisão de placas continental–oceânica quanto oceânica–oceânica estão ativas em torno do anel costeiro do Pacífico. A região de vulcões ativos e terremotos ao redor desse oceano é conhecida como Cinturão Circumpacífico ou Cinturão de Fogo do Pacífico.

Quais das assertivas contêm exemplos do que é tratado no enunciado?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282