A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos deve propiciar a discussão sobre a prática pedagógica a partir das seguintes ações:
Convidar, sempre que possível, pessoas da comunidade para relatarem suas experiências com dança, esporte, ginástica, em forma de palestras, oficinas e/ou aulas abertas (por exemplo, ex-atletas de futebol, pessoas que conhecem danças locais, entre outras), além de valorizar as experiências anteriores dos alunos da própria escola, convidando-os a relatar suas experiências.
Refletir criticamente os valores impostos pela mídia, mantendo um espaço de debate permanente (por exemplo, levando jornais à escola e fazendo murais). O professor pode indicar alguns programas da tevê para que os alunos discutam questões importantes, bem como estimulá-los a buscar informações em livros, jornais, revistas e sites para a elaboração de trabalhos, pesquisas e projetos.
Favorecer oportunidades para os alunos assistirem a apresentações de espetáculos de dança e jogos de diferentes modalidades esportivas.
Incluir o aluno no processo de ensino e aprendizagem como aquele que tem um conhecimento e estabelece uma relação pautada sobre valores atribuídos a essa cultura.