Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O positivismo moderno, entendido enquanto tradição do pensamento e método científico, é filho legítimo da “filosofia das luzes”. Emerge contra o controle do conhecimento pela classe dominante da época e desenvolve-se no seio da modernidade. Atenciosamente, leia as seguintes assertivas sobre essa corrente do pensamento:

  1. A hipótese fundamental do pensamento positivista é a de que a sociedade humana é regulada por leis naturais, ou por leis que têm todas as características de leis naturais, invariáveis, independentes da vontade e da ação humana.
  2. Os métodos e os procedimentos para conhecer a realidade devem ser exatamente os mesmos utilizados para conhecer a natureza, com base na ideia de “harmonia natural”. Portanto, a metodologia das ciências sociais deve ser análoga à das ciências da natureza.
  3. A concepção positivista é aquela que afirma a necessidade e a possibilidade de uma ciência social construir vínculos com as classes sociais, com as posições políticas, com os valores morais, ideologias e visões de mundo.
  4. Valores ou posições ideológicas, no pensamento positivista, são vistos como prejuízo à verdade científica.

Indique a alternativa que corresponde às afirmações CORRETAS:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282