Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Na fase pré-natal são empregados vários procedimentos e condutas que devem ser realizados sistematicamente e avaliados no acompanhamento à gestante. Dentre os métodos empregados para calcular a idade gestacional, o enfermeiro deve saber que:

I - Quando a data e o período da última menstruação são conhecidos, deve-se proceder ao exame físico, medindo a altura uterina e posicionar o valor encontrado na curva de crescimento uterino.

II - Calcula-se a data provável do parto levando-se em consideração a duração média da gestação normal de 280 dias, a partir do dia da última menstruação, mediante a utilização de um calendário ou gestograma.

III - Quando a data da última menstruação é conhecida usa-se o calendário, contando-se o número de semanas a partir do 1º dia da última menstruação até a data da consulta.

IV - A data provável do parto corresponde ao final da 40º semana, contada a partir da data do 1º dia da última menstruação.

V - Quando a data da última menstruação é desconhecida, mas se conhece o período do mês em que ela ocorreu, se o período foi no início, meio ou final do mês, considerar como data da última menstruação os dias 5, 15 e 25, respectivamente.

Verifica-se que estão corretos:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282