Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Belém fecha pontos de venda de açaí por risco da Doença de Chagas.

Foram confirmados 39 casos e duas mortes na capital paraenseem2011.

Pacientes relataram o consumo de açaí na região fiscalizada.

Cinco pontos de venda de açaí foram fechados pelo Departamento de Vigilância Sanitária de Belém, nesta terça-feira (25), por falta de higiene na manipulação do fruto, o que aumenta o risco de possível contaminação do produto com fezes do barbeiro, que transmite a doença de Chagas. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de

Belém informou que foram confirmados 39 casos de doença de Chagas e duas mortes na capital paraense desde janeiro deste ano. Vinte e duas notificações foram confirmadas apenas em outubro. Nove pacientes relataram o consumo de açaí em pontos de venda do produto na periferia da capital.

Durante a fiscalização, a documentação dos estabelecimentos também foi analisada na operação. Em 2011, o departamento interditou mais de 20 pontos de venda de açaí na cidade. Aingestão de alimentos contaminados pelas fezes do barbeiro triatomídeo, como, por exemplo, o açaí, é uma das formas de transmissão da “Doença de Chagas". (Disponível em:http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/10/belem-fecha-pontosde-venda-de-acai-por-risco-da-doenca-de-chagas.html - Acesso em25/10/2011)

Assinale a opção que indica a forma infectante, para o homem, presente nas fezes do barbeiro triatomídeo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282