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A partir do ano 2000, foram realizados estudos sobre o desenvolvimento da atividade de relações públicas na América Latina e no Brasil, buscando entender a influência da cultura nas dimensões nacional e organizacional, tanto na prática das relações públicas, como no papel desempenhado pelo profissional da área. A pesquisa permitiu identificar um padrão específico de comportamento das práticas de relações públicas nos países da América Latina, sendo sintetizados por Ferrari (2009) em algumas das seguintes proposições: I. As sociedades latino-americanas ainda têm características muito conservadoras na maneira de ver o mundo e de administrar seus negócios. II. O baixo status da atividade de relações públicas nas organizações latino-americanas é fruto da cultura interna e externa, uma vez que não há uma clara definição sobre sua função e importância junto à alta administração, assim como no âmbito da sociedade em geral. III. A prática das relações públicas é regulamentada e exercida com regularidade nas organizações latino-americanas, nos quais os gerentes e diretores de Relações Públicas/Comunicação têm seu papel bem definido e estruturado. IV. As organizações ainda relacionam produtividade com a manutenção da estrutura interna da comunicação, ou seja: diante das crises, a área de comunicação é vista como despesa e não como investimento. Quais estão corretas?

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