Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Atente para o seguinte excerto: “A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga quanto a própria humanidade, mas a Sociologia, como um campo delimitado do saber científico, só emerge em meados do século 19 na Europa. Para melhor entender esse processo, é mister referir-se ao quadro das mudanças econômicas, políticas e sociais ocorridas principalmente a partir do século 16 e às correntes de pensamento que estabeleceram os alicerces da modernidade europeia - o racionalismo, o empirismo e o iluminismo".

No que diz respeito a acontecimentos que foram importantes para o surgimento da Sociologia, considere os seguintes itens:

I. Advento do capitalismo como modo de produção predominante na Europa ocidental e emergência de valores de uma sociedade burguesa.

II. Industrialização e mudanças estruturais no mundo do trabalho, com urbanização acelerada de grandes centros comerciais.

III. Reforma protestante e processo de secularização que proporcionou o surgimento de racionalidade fundamentada nas ações de indivíduos.

IV. Menor complexidade do processo de divisão social do trabalho em virtude do caráter estamental das economias capitalistas.

Corresponde a acontecimento importante para o surgimento da Sociologia somente o que consta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282