Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

As porções mineralizadas dos dentes podem sofrer desgastes pela ação abrasiva de numerosas substâncias estranhas ou por forças mastigatórias anormais. Estes desgastes podem ser representados clinicamente pela atrição, abrasão e erosão. Assim, analise as afirmativas abaixo e assinale com V ou F:

( ) A atrição é o desgaste fisiológico que ocorre nos dentes durante a mastigação. É um desgaste lento, dando condições à polpa para formação de dentina reparativa. Quando presente nos dentes anteriores, conjugada com o desgaste incisal, pode ser registrada radiograficamente atresia pulpar.

( ) O desgaste provocado pela escovação inadequada culmina inicialmente com retração gengival. Expondo a porção cementária, de menor resistência ao ato mecânico abrasivo e, posteriormente podendo envolver o esmalte cervical com perdas em forma de cunha por solapagem dos prismas. Nos dentes anteriores, como os desgastes se manifestam rapidamente, não há tempo hábil para ocorrer atresia pulpar.

( ) A erosão é caracterizada pela aparência de cunhas limitadas à região cervical dos dentes. Os sinais para diagnóstico incluem defeitos que são profundos, estreitos e em forma de “V".

( ) Na abfração, os locais predominantes de desgastes dentários são áreas desprotegidas pela secreção serosa das glândulas parótidas e submandibulares. As superfícies vestibulares e palatinas dos dentes superiores e as superfícies oclusais dos dentes posteriores inferiores são as mais afetadas.

O preenchimento CORRETO está na alternativa:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282