Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questão: 737185 - CESPE - 2018 - IPHAN - Cargo 2 - Técnico I - Área 1

A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a "descoberta das comunidades quilombolas", devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.

Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que se segue.

Paralelamente às mobilizações para a demarcação de terras quilombolas, outros movimentos sociais, heterogêneos em sua base, mobilizaram-se na defesa de patrimônios da cultura afro-brasileira, como foi o caso do processo de tombamento do terreiro Casa Branca, em Salvador, que envolveu artistas, intelectuais, jornalistas, políticos e religiosos.

Carregando...
GABARITO: Certo
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282