Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O pleno entendimento da situação contábil e financeira de qualquer empresa passa pela análise acurada de determinados documentos que contêm as informações necessárias à formulação de indicadores que subsidiem as decisões gerenciais a serem adotadas. Esses documentos são as demonstrações contábeis, ou seja, as que trazem em si as mais diversas informações econômico-financeiras. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Balancete/balanço patrimonial. É a demonstração contábil do tipo balancete, conforme a legislação vigente, reflete a posição financeira em determinado momento e precisa ser elaborada e publicada periodicamente, normalmente no fim do ano ou de um período prefixado.

( ) Demonstração do resultado do semestre/exercício. As instituições precisam informar as alterações de caixa nos período considerados, classificando cada fluxo de caixa de acordo com sua proveniência, em atividades operacionais, investimentos e financiamentos.

( ) Demonstração de fluxos de caixa. É um documento que tem por finalidade a publicação e apresentação das receitas e despesas das instituições financeiras no atual semestre e no anterior, produzindo assim um resultado de lucro ou prejuízo, tal qual ocorre com as demonstrações de resultado de exercícios das sociedades anônimas.

( ) Demonstração das mutações do patrimônio líquido. Nesse documento, são apresentadas as variações positivas e negativas sofridas por contas, como as reservas de capital, os lucros a realizar, os lucros/prejuízos acumulados e as ações em tesouraria, por exemplo.

A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282