Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

“O envelhecimento populacional traz consigo problemas de saúde que desafiam os sistemas de saúde e de previdência social. Envelhecer não significa necessariamente adoecer" (MIRANDA, MENDES E SILVA, 2016). Nesse contexto, percebe-se a importância da organização dos serviços de saúde para o atendimento das particularidades da pessoa idosa.

Em relação ao idoso e às suas necessidades de assistência, é CORRETO afirmar que

I. de acordo com o Estatuto do Idoso, considera-se idoso todo indivíduo com 65 anos ou mais, porém, para as ques-tões relacionadas à saúde, toma-se como referência a idade a partir de 60 anos.

II. o idoso pode apresentar comprometimentos importantes de mobilidade, marcha e equilíbrio aumentando o risco de quedas.

III. estudos indicam que 80% dos idosos apresentam ao menos uma doença crônica, necessitando de tratamento e acompanhamento.

IV. os idosos classificados como totalmente dependentes são considerados menos vulneráveis, devendo ser identifi-cados e priorizados pelos serviços de saúde.

V. a assistência domiciliar constitui uma estratégia importante tanto na diminuição dos custos da internação, quanto na prevenção de riscos e de sofrimento para o idoso.

Assinale a alternativa CORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282