“A modernização da agricultura não ocorreu de forma isolada no Brasil, mas sim como um fenômeno mundial. Esse processo, entendido como uma mudança da base técnica da produção agrícola, inicia-se no pós-guerra, mas se intensifica a partir de meados dos anos 60, com a introdução de máquinas, equipamentos, fertilizantes, defensivos agrícolas, ferramentas gerenciais e também da base genética, a partir de novas variedades e de raças animais. Com isso, a relação entre a agricultura e a indústria apresentou grandes transformações. Houve o desenvolvimento das agroindústrias, estimulado pelo crescimento da demanda para os produtos da agropecuária."
www.emater.pr.gov.br
Dentro da trajetória histórica da produtividade agrícola no Brasil, têm-se:
I. 1947-1965: as práticas agrícolas eram realizadas com baixo nível de uso de fertilizantes; o Brasil teria de avançar no desenvolvimento de variedades de plantas.
II. 1970 a 1990: vigoroso processo de acumulação na agricultura brasileira; tendência de elevação do índice de quantidade de capital (máquinas, fertilizantes e defensivos).
III. 1980-2010: aumento nas pesquisas agrícolas; investimentos em energia elétrica, rodovias e portos têm grande impacto sobre a produtividade agropecuária.
É correto o que se apresenta em