Ir para o conteúdo principal

“A modernização da agricultura não ocorreu de forma isolada no Brasil, mas sim como um fenômeno mundial. Esse processo, entendido como uma mudança da base técnica da produção agrícola, inicia-se no pós-guerra, mas se intensifica a partir de meados dos anos 60, com a introdução de máquinas, equipamentos, fertilizantes, defensivos agrícolas, ferramentas gerenciais e também da base genética, a partir de novas variedades e de raças animais. Com isso, a relação entre a agricultura e a indústria apresentou grandes transformações. Houve o desenvolvimento das agroindústrias, estimulado pelo crescimento da demanda para os produtos da agropecuária."

www.emater.pr.gov.br

Dentro da trajetória histórica da produtividade agrícola no Brasil, têm-se:

I. 1947-1965: as práticas agrícolas eram realizadas com baixo nível de uso de fertilizantes; o Brasil teria de avançar no desenvolvimento de variedades de plantas.

II. 1970 a 1990: vigoroso processo de acumulação na agricultura brasileira; tendência de elevação do índice de quantidade de capital (máquinas, fertilizantes e defensivos).

III. 1980-2010: aumento nas pesquisas agrícolas; investimentos em energia elétrica, rodovias e portos têm grande impacto sobre a produtividade agropecuária.

É correto o que se apresenta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282