Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Considerando o conceito de elasticidade, apresentam-se as seguintes proposições:

I. Os medicamentos para hipertensão são exemplos de bens com demanda inelástica aos preços, tendo em vista sua essencialidade para seu mercado consumidor. Nesse caso, a variação percentual na quantidade demandada é maior que a variação percentual do preço.

II. A receita total das firmas será reduzida no caso de um aumento de preços quando se tratar de um bem com demanda elástica. Por outro lado, quando o bem for pouco sensível à variação dos preços, a receita total das firmas aumentará em decorrência de um aumento de preço.

III. A elasticidade-renda da demanda mede a variação percentual da quantidade demandada de um bem em relação à variação na renda. O comportamento da demanda em relação ao aumento da renda do consumidor classifica os bens em normais, quando a elasticidade-renda da demanda é positiva (ERD > 1), e em inferiores, quando a elasticidade-renda da demanda é negativa (ERD < 1).

IV. A sensibilidade da demanda de um determinado produto em relação à variação do preço de um outro produto é medida pela elasticidade-preço cruzada da demanda (EXY). Por meio de tal medida, é possível identificar a relação entre dois produtos, se complementares, substitutos ou independentes. Assim, se EXY > 0, os bens são substitutos; se EXY < 0 trata-se de bens complementares; e se EXY = 0, os bens são independentes.

V. A variação na quantidade ofertada de um bem em função da alteração de seu preço tende a ser maior quanto maior for o tempo decorrido da alteração. Conclui-se, assim, que a elasticidade da oferta deverá ser maior no longo prazo.

É correto apenas o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282