Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O conceito de capital, na análise social, foi desenvolvido por Pierre Bourdieu para referir-se não apenas ao capital na sua forma econômica, mas também a sua forma cultural e social. Trata-se do conjunto de recursos, competências desenvolvidas e conhecimentos adquiridos, baseados em uma cultura considerada legítima, que são capazes de beneficiar e conferir distinção social aos indivíduos que os possuem. A partir do que foi lido acima, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir.

1 - Capital econômico.

2 - Capital social.

3 - Capital cultural.

( ) Sob a forma de dispositivos duráveis, apresentam-se como principais elementos constitutivos os gostos, o domínio maior ou menor da língua culta e informações sobre o mundo escolar. É um componente do ambiente familiar que atua de forma mais marcante na definição do futuro escolar dos descendentes.

( ) Esse capital, sob forma de diferentes fatores de produção e de conjunto de bens, é acumulado, reproduzido e ampliado por meio de estratégias específicas de investimento. É um recurso muito útil para a determinação ou reprodução das posições sociais.

( ) São redes, tais como família, escola, clube, etc., que dão ao indivíduo o sentimento de pertencimento a um determinado grupo. Pode ser especialmente importante para certas atividades.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282