Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Nas afirmações abaixo, assinale “V" se forem verdadeiras e “F" se forem falsas. Em seguida, marque a alternativa correta:

( ) A pirita (FeS2) é o principal mineral da classe dos sulfitos e ocorre em solos associados ao carvão ou em sedimentos marinhos nos depósitos orgânicos, causando problemas de acidificação do solo com a sua oxidação, pela formação de ácido sulfúrico (H4SO4).

( ) Um mineral secundário é aquele resultante da intemperização de um mineral primário, quer seja pela alteração da estrutura, quer pela reprecipitação de produtos da intemperização de um mineral primário. Minerais secundários que podem ser encontrados em solos, em menores quantidades, são piroxenos, micas, anfibólios e olivinas.

( ) Os óxidos de ferro ocorrem em menores quantidades na fração argila dos solos. O tipo de óxido que ocorre no solo reflete as condições ambientais que determinaram a sua formação.

( ) Os óxidos de alumínio que podem ser encontrados em solos são a bayerita, a boehmita, a diáspora e a gibbisita. O óxido de alumínio mais importante é a gibbisita Al(OH)3.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282