Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Sobre o desenvolvimento humano e as teorias que o estuda, informe se é verdadeiro “V" ou falso “F" o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Todas as teorias do desenvolvimento humano partem do pressuposto de que quatro aspectos básicos, aspecto físico motor, aspecto intelectual, aspecto afetivo emocional e aspecto social, são indissociados; mas elas podem enfatizar aspectos diferentes, isto é, estudar o desenvolvimento global a partir da ênfase em dos aspectos.

( ) O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.

( ) O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de cinco aspectos básicos: aspecto físico motor, aspecto hereditário, aspecto intelectual, aspecto afetivo emocional e aspecto social.

( ) Segundo Piaget, cada período do desenvolvimento humano é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todos esses períodos, na sequência em que Piaget estipulou , porém o início e o término de cada um deles dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Portanto, a divisão nessas fases faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida.

( ) Um pressuposto básico do enfoque interacionista do desenvolvimento humano de Vigotski, é que as origens das formas superiores de comportamento inconsciente devem ser achadas nas relações sociais que o homem mantém.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282