Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A respeito das adaptações fisiológicas maternas que ocorrem no puerpério, considere as seguintes afirmativas:

1- A involução uterina é o fenômeno pelo qual o útero volta ao seu tamanho pré-gravídico, e alguns fatores são considerados facilitadores desse processo, como expulsão completa da placenta e membranas amnióticas, trabalho de parto e nascimento sem complicações, amamentação e deambulação precoce.

2- O termo lóquios refere-se à secreção vaginal que ocorre após o nascimento. É resultado da involução uterina, durante a qual a camada superficial da decídua basal sofre necrose e descama. Os lóquios passam por três fases e se modificam, sendo descritos como lóquios rubros, serosos e brancos.

3- Os níveis de progesterona que causaram relaxamento dos músculos lisos durante a gravidez e diminuíram o tônus intestinal também estão em queda. Portanto a constipação intestinal não constitui mais problema no pós-parto ou puerpério.

4- A diaforese profusa, que é comum no período pós-parto imediato, é uma das mais notáveis adaptações do sistema tegumentar. Muitas mulheres acordarão encharcadas de suor durante o puerpério. É considerado um mecanismo que reduz os líquidos retidos durante a gravidez e restaura os níveis pré-gravidez dos líquidos corporais.

Assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282