Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Numere a segunda coluna em consonância com a primeira, considerando a descrição das qualidades apontadas como essenciais ao estilo da redação técnico-oficial.

( 1 ) Correção
( 2 ) Coerência de ideias
( 3 ) Clareza
( 4 ) Concisão
( 5 ) Exatidão

( ) Fuga da prolixidade. O redator deve restringir a redação ao estritamente necessário, evitando palavras e expressões supérfluas e desnecessárias, mas com o cuidado de não causar prejuízo à clareza do texto.
( ) Utilização na redação de palavras que quantifiquem, que expressem com precisão o que precisa ser dito, evitandose palavras vagas e difíceis que possam interferir na interpretação do receptor.
( ) Uso de formas e termos adequados quanto à gramática normativa, observando a sintaxe de concordância, a sintaxe de regência e a sintaxe de colocação pronominal.
( ) Cuidado para que a redação garanta a sua textualidade, isto é, para que o texto não seja apenas uma sequência de frases, observando a transição natural entre uma frase e outra e entre um período e outro, bem como a transição entre os nomes e os verbos e seus complementos.
( ) Cuidado que o redator deve ter em relação à correspondência, de forma que o texto seja a expressão exata do pensamento e o receptor possa ler e compreender a mensagem, sem dupla interpretação e sem que precise recorrer a pesquisas e a dicionários.

A ordem correta da numeração, de cima para baixo, é a da alternativa:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282