Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

“Uma coisa é certa: o problema da ansiedade é um ponto que liga as mais importantes questões; um enigma cuja solução deve lançar uma torrente de luz sobre toda a nossa vida mental" (Freud: Lições introdutórias de psicanálise). A ansiedade é um estado de humor negativo caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relação ao futuro. Considere abaixo algumas causas dos transtornos de ansiedade, a partir de uma abordagem integrada de fatores:

I - Evidências indicam que as contribuições genéticas ao pânico e à ansiedade se diferem, mas em ambas as situações, a vulnerabilidade genética, particularmente em uma pessoa sob estresse, pode criar a condição para o pânico, mas não é a causa direta dele.

II - Fatores ambientais não são capazes de alterar a sensibilidade de circuitos ambientais relacionados ao medo, fuga e luta, significando dizer que uma pessoa suscetível a desenvolver ansiedade e seus transtornos, provavelmente se acometerá dos mesmos.

III - Sobre as contribuições psicológicas, as ações dos pais na primeira infância contribuem para fomentar o senso de controle ou o senso de incontrolabilidade, sendo que, os pais que permitem que os filhos explorem o mundo e desenvolvam habilidades para enfrentar acontecimentos inesperados os capacitam a desenvolver um senso de controle salutar.

IV - Em relação aos fatores sociais que desencadeiam ansiedade, estes são interpessoais por natureza, dentre eles, casamento, divórcio, dificuldades no trabalho e morte de uma pessoa querida, ou físicos, como machucado ou enfermidade.

Dentre as afirmativas consignadas acima, de I a IV, estão corretas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282